EDITORIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n2.54250

Palavras-chave:

Educação, Privação de liberdade, Prisões

Resumo

Nos últimos dez anos, vários avanços foram conquistados no campo da educação para pessoas privadas de liberdade, entre eles, a elaboração das Diretrizes Nacionais para a oferta de Educação de Jovens e Adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais (CNE/2010), a remição pelo estudo (2012) e a remição pela leitura (2015). O foco desses avanços tem sido a escolarização das pessoas privadas de liberdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Timothy Denis Ireland, Universidade Federal da Paraíba

Professor titular da Universidade Federal da Paraíba. Possui graduação em Letras e Língua Inglesas (English Language and Literature) pela Universidade de Edimburgo (1971), mestrado em Educação de Adultos - Universidade de Manchester (1978) e doutorado em Educação de Adultos - Universidade de Manchester (1988). Atualmente é professor dos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (PPGDH) e coordenador da Cátedra da UNESCO em Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas:políticas públicas de educação de jovens e adultos, políticas internacionais de aprendizagem e educação ao longo da vida, educação em prisões, alfabetização de jovens e adultos, educação popular e cooperação sul-sul.

Inês Assunção de Castro Teixeira, Universidade Federal da Paraíba

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UFMG (1973); Mestre em Educação pela UFMG (1992) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1998; realizou seu Pós-Doutorado I na Universidade de Barcelona em 2005 e o Pós-Doutorado II na Universidade Metropolitana Autônoma do México e na FE/USP em 2014. É Professora Titular (aposentada) da Faculdade de Educação da UFMG e professora aposentada da PUC Minas.  É professora pesquisadora do Grupo Mutum: Educação, Docência e Cinema. Participa do Programa de Ações Afirmativas da UFMG e de Comitês Científicos de Revistas, Eventos e Associações. Dedica-se à formação de professores e de novos pesquisadores no campo das ciências humanas e sociais como orientadora de monografias, de iniciação científica, de mestrado e de doutorado.na graduação e pós-graduação. É pesquisadora do CNPq há vários anos, mediante bolsa de produtividade em pesquisa. Professora visitante da Universidade Federal da Paraíba (Centro de Educação).

Referências

DENIS IRELAND, T.; A. C. TEIXEIRA, I. Editorial. Revista Temas em Educação, v. 29, n. 2, 30 jul. 2020.

Downloads

Publicado

2020-07-30

Como Citar

DENIS IRELAND, T. .; DE CASTRO TEIXEIRA, I. A. EDITORIAL. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 29, n. 2, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n2.54250. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/54250. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ – EXPRESSÕES EDUCATIVAS E CULTURAIS NO ESPAÇO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE