EDITORIAL - EXTENSÃO POPULAR: PERSPECTIVA ÉTICA, EPISTEMOLÓGICA E POLÍTICA
EDITORIAL - POPULAR EXTENSION: ETHICAL, EPISTEMOLOGICAL AND POLITICAL PERSPECTIVE
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.57399Palavras-chave:
Extensão popular, Ética, Política, EpistemologiaResumo
Uma das características da academia brasileira é o seu tripé de sustentação: ensino, pesquisa e extensão. É verdade que historicamente a pesquisa e, principalmente, a extensão não receberam a devida atenção. Nos últimos anos, isso estava mudando a partir de uma política pública voltada para o fortalecimento da pesquisa e da extensão com incentivos e disponibilidade de bolsas para os participantes. O momento atual, entretanto, é de retrocesso e de crise, pois os recursos para projetos e bolsas diminuíram drasticamente nos últimos cinco anos e, mais recentemente, está configurando-se em uma espécie de boicote à ciência e à academia, principalmente, às ciências humanas e outras que também realizam a reflexão crítica e buscam a transformação da ordem vigente, a qual é historicamente estruturada na desigualdade e na injustiça social. Contudo, a maioria da academia percebeu o potencial e está habituada a desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão de forma inter-relacionada e, em parceria com os movimentos sociais, vai resistindo e avançando no desenvolvimento da extensão.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 9. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
MELO NETO, José Francisco de. Prefácio: extensão popular e a reforma do ensino. In: FALCÃO, Emmanuel Fernandes. Vivências em comunidades: outra forma de ensino. 2.ed. João Pessoa: editora da UFPB, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).