EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO POPULAR
EDUCATION IN MOVEMENT: REPORT OF POPULAR EXTENSION EXPERIENCE
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.54282Palavras-chave:
Educação do Campo, Movimentos Sociais Populares, Desigualdade e injustiça social, AgroecologiaResumo
Este artigo é um relato de experiência vivenciada a partir do evento de extensão Educação em Movimento: Educação do Campo e Movimentos Sociais, realizado em junho de 2019, no Campus Mata Norte da Universidade de Pernambuco (UPE), ligado às disciplinas Educação do Campo e Educação e Movimentos Sociais, do Curso de Pedagogia, e apoiado por um grupo de estudos da área. Foi realizado em parceria com a Gerência Regional de Educação (GRE) da Mata Norte, o Centro Acadêmico do Curso de Pedagogia (CAPed) e o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PAFOR). Teve por objetivo refletir acerca da temática no contexto da globalização e virtualização, considerando avanços, retrocessos e perspectivas face à conjuntura política atual do país. Contou com a participação de convidados dos movimentos sociais populares de Pernambuco, que desenvolveram uma reflexão organicamente crítica. O evento contribuiu para fortalecer a aproximação da UPE das causas e perspectivas dos movimentos populares e, a partir do encontro direto entre os estudantes e as lideranças populares, colaborou para sensibilizar os discentes para as questões latentes que envolvem os sujeitos do campo, como a promoção da agroecologia, da educação e da cidadania no combate às desigualdades sociais e às injustiças.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel. Políticas de formação de educadores do campo. Cad. Cedes, Campinas, vol. 27, n. 72, p. 157-176, maio/ago. 2007.
ARROYO, Miguel; FERNANDES, Bernardo. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional Por uma Educação Básica do Campo, 1999. Coleção por uma Educação Básica do Campo N 2. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaodocampo/edbasicapopular.pdf:>. Acesso em 16 de Janeiro, 2021.
ARROYO, Miguel; CALDART, Roseli; MOLINA, Monica. Por uma Educação do Campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 28 dez. 2020.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Emenda Constitucional nº 95/2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc95.htm>. Acesso em: 29 fev. 2020.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 9.394, DE 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 28 dez. 2020.
BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10199-8-decreto-7352-de4-de-novembro-de-2010/file>. Acesso em: 28 dez. 2020.
BRASIL. Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade (Secad). Programa Nacional de Educação Integrada com Qualificação Social e Profissional para Agricultores/as Familiares - Programa Saberes da Terra. Brasília, DF: MEC/ Secad, 2008.
BRASIL. CNE. Diretrizes Operacionais para a Escola Básica do Campo. Brasília, 2002. Disponível em: . Acesso: em 25 mar. 2012.
BRUTSCHER, Volmir José. Educação e conhecimento em Paulo Freire. Passo Fundo: IFIBE e IPF, 2005.
BRUTSCHER, Volmir José; SCOCUGLIA, Afonso Celso. Discursos da Educação Popular contemporânea: Encontros com Michel Foucault e Paulo Freire. João Pessoa-PB: Editora da UFPB, 2017.
CALDART, Roseli; PEREIRA, Isabel; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Galdencio. Dicionário da Educação do Campo. Formação de Educadores do Campo, Rio de Janeiro. Expressão Popular, 2012.
DULCI, Luiza. A juventude rural e o futuro da agricultura familiar no Brasil. Algo a dizer, edição 102, março de 2016. Disponível em: <https://www.algoadizer.com.br/edicoes/materia.php?MateriaID=1621>. Acesso em: 14 jan. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 9. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002c.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
GIMONET, J. C. Praticar e compreender a pedagogia da alternância dos CEFAS. Tradução de Thierry De Burghgrave Petrópolis: Vozes; Paris: AIMFR, 2007. (coleção AIDEFA).
IBGE 2017. Resultados definitivos do Censo Agro. Disponível em: <https://censos.ibge.gov.br/agro/2017/>. Acesso em: 28 dez. 2020.
HOLLIDAY, Oscar Jara. Para sistematizar experiências. Tradução Maria Viviana V. Resende. 2.ed. revista. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2006.
MARCOCCIA, Patrícia Correia de Paula et al. Políticas públicas da educação do campo: desafios à formação continuada de professores. Disponível em: <https://anpae.org.br/iberoamericano2012/Trabalhos/PatriciaCorreiadePaulaMarcoccia_res_int_GT1.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2021.
MOREIRA, Eduardo. Vídeo: Denúncia: o maior e mais destruidor plano já executado neste país, e que nos levará ao caos. Disponível em: <https://youtu.be/NYcgsSy9Tnk>. Acesso em: 29 de jul. 2020.
SILVA, Maria do Socorro. Da raiz à flor: produção pedagógica dos movimentos sociais e a escola do campo. In: Molina, M (org) Educação do campo e pesquisa: Questões para reflexão. Brasília: MDA, 2006, p.60-93.
SILVA, A. P. S.; PASUCH, J.; SILVA, J. B. Educação Infantil do campo. São Paulo:
Cortez, 2012.
SOBREIRA, Vinícius. Juiz autoriza despejo de terreno que sedia centro de formação do MST em Caruaru (PE). Brasil de Fato, 2019. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2019/09/05/em-ataque-ao-mst-incra-pede-despejo-na-zona-rural-de-caruaru/>. Acesso em: 08 de set. de 2019.
SOBRINHO, Wanderley Preite. Meio Ambiente: Número de agrotóxicos liberados no Brasil é o maior dos últimos dez anos, Do UOL, São Paulo, 28 nov. 2019. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2019/11/28/com-novas-aprovacoes-liberacao-de-agrotoxicos-ja-e-o-maior-da-historia.htm>. Acesso em: 30 jul. 2020.
TOZZI, Verônica. Se o campo não roça, a cidade não almoça! Se o campo não planta, a cidade não janta! Jornal Brasil Popular, 31 julho 2020. Disponível em: <https://www.brasilpopular.com/se-o-campo-nao-roca-a-cidade-nao-almoca-se-o-campo-nao-planta-a-cidade-nao-janta/>. Acesso em: 14 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).