CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA PARAÍBA: A EXPERIÊNCIA DA COORDENAÇÃO ESTADUAL
COURSE OF IMPROVEMENT IN POPULAR EDUCATION IN HEALTH IN PARAÍBA: THE EXPERIENCE OF STATE COORDINATION
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n1.42301Palavras-chave:
Educação popular em saúde, Trabalhadores da saúde, Lideranças na saúdeResumo
O presente trabalho relata e analisa a experiência de formação de trabalhadores e lideranças da saúde, à partir do Curso de aperfeiçoamento em educação popular em saúde no Estado da Paraíba, realizado em 2017. O programa foi coordenado nacionalmente pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fiocruz e localmente, pela Escola Técnica de Saúde da UFPB e pelo Centro Formador de Recursos Humanos (CEFOR-RH), da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES/PB). O texto traz o olhar da Coordenação estadual, focando as ações desenvolvidas junto às educadoras e aos educandos. Metodologicamente, o artigo configura-se numa pesquisa qualitativa de cunho descritivo e exploratório, baseada no método da sistematização de experiências. Os resultados configuram a existência de um processo de condução e apoio estadual para a qualificação de trabalhadores e lideranças de saúde na perspectiva da reanimação, da autonomia e da responsabilização. Afım de recolocar a centralidade no compromisso com o cuidado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a defesa e consolidação do próprio Sistema.
Downloads
Referências
BORNSTEIN, Vera Joana et al (Orgs.) Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2016.
______ et al (Orgs.) Guia do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2016.
BRUTSCHER, Volmir José; SCOCUGLIA, Afonso Celso. Discursos da Educação Popular Contemporânea: encontros com Michel Foucault e Paulo Freire. João Pessoa: Editora da UFPB, 2017.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14. Ed, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
______ Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
_____. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 9. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002.
_____.Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
_____. Pedagogia do Oprimido. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
VASCONCELOS, Eymard Mourão. Educação Popular: de uma Prática Alternativa a uma Estratégia de Gestão Participativa das Políticas de Saúde PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 14(1):67- 83, 2004
VASCONCELOS, Eymard Mourão. Educação popular e a atenção à saúde da família. 6. ed. – São Paulo: Hucitec; 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).