GESTÃO DEMOCRÁTICA, EDUCAÇÃO POPULAR E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: MOBILIZAÇÃO E ABORDAGEM DE TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DEMOCRATIC MANAGEMENT, POPULAR EDUCATION AND UNIVERSITY EXTENSION: MOBILIZING AND APPROACHING BASIC EDUCATION WORKERS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.54268Palavras-chave:
Gestão Democrática, Educação Popular, Extensão UniversitáriaResumo
Neste escrito discorremos sobre uma experiência extensionista realizada na Universidade Federal da Paraíba, que ocorreu de modo a articular os projetos Prolicen/2019 e Probex/2019. Trata-se de um relato prático-reflexivo sobre a construção de estratégias de mobilização e abordagem de profissionais da educação básica interessados pela temática da gestão democrática em uma perspectiva da educação popular. No plano metodológico dialogamos com Marques (2016) que traz sugestões práticas para a realização do trabalho de campo, fundamentado na observação participante. Conceitualmente, dialogamos sobre educação popular com Freire (1983) e Brandão (2008); no campo da gestão democrática nos apoiamos em Luck (2009) e Paro (2001); para pensarmos sobre extensão universitária recorremos às contribuições de Cruz (2011) e Moura (2017). Como resultado da ação de extensão junto a 64 trabalhadores da educação do Município de João Pessoa, pudemos concluir que mesmo diante de uma diversidade de perfis formativos e de áreas de atuação distintas há um interesse significativo pela temática em geral e por seus desdobramentos específicos, que se dão na gestão da educação básica, curricular e escolar, sob a perspectiva da educação popular.
Downloads
Referências
ALCANTARA, Marcos Angelus Miranda de. CARLOS, Erenildo João. Algumas Assinalações sobre a Educação Popular. In: Revista Temas em Educação, João Pessoa, Brasil, v. 27, n.1, p. 128-145, jan/jun 2018. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/33512/20809>. Acesso: 10 de nov de 2018.
ALMEIDA, Luciane Pinho de; SÁ, Salette Marinho de. Formação Profissional no Século 21: reflexões sobre Aprendizagens a partir da Extensão Universitária. In: SÍVERES, Luiz (org.) A Extensão universitária como um princípio de aprendizagem / - Brasília: Liber Livro, 2013. p. 199-222. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000232083>. Acesso: 30 de Jul de 2020.
ARAÚJO, Ismael Xavier. SILVA, Severino Bezerra. Plano Diretor Participativo e Educação Popular. In: V Seminário de Educação e Movimentos Sociais GT 10. João Pessoa. PB. 2008. (CD ROOM).
BEISIEGEL, Celso de Rui. Política e Educação Popular: a teoria e prática de Paulo Freire no Brasil. Brasília: Liber Livro, 2008.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação popular e a educação de jovens e adultos: antes e agora. In: MACHADO, Maria Margarida (org). Formação de educadores de jovens e adultos: II Seminário Nacional – Brasília: Secad/MEC, UNESCO, 2008. p. 17-56. Disponível em: <http://forumeja.org.br/files/livrosegsemi.pdf> Acesso: 30 de Jul de 2020.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é o método Paulo Freire? 2 ed., Coleção Primeiros Passos, São Paulo, Brasiliense, 1981.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm > Acesso: 19 de fev. de 2020.
BRASIL. Educação para jovens e adultos: ensino fundamental: proposta curricular - 1º segmento / coordenação e texto final (de) Vera Maria Masagão Ribeiro; — São Paulo: Ação Educativa; Brasília: MEC, 2001. 239p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/primeirosegmento/propostacurricular.pdf>. Acesso: 30 de Jul. de 2020.
BRASIL. MEC, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/9394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso: 19 de fev. de 2020.
CARRILLO, Afonso Torres. A Educação Popular como prática política e pedagógica emancipadora. In: STREK, Danilo R.; ESTEBAN, Maria Teresa (orgs.). Educação Popular: lugar de construção social e coletiva. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013. p. 15-32.
CRUZ, Pedro José Santos Carneiro. A extensão popular: a reinvenção da universidade. In: VASCONCELOS, Eymard Mourão; ______ (organizadores). Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência. São Paulo: Hucitec; João Pessoa: Editora Universitária da UFPB; 2011. p. 40-61.
FERREIRA, Naura Syria Carapeto Ferreira. Repensando e ressignificando a gestão democrática da educação na “cultura globalizada”. In: Educ. Soc., Campinas, SP. vol. 25, n. 89, p. 1227-1249, Set./Dez. 2004.
FREIRE, Paulo Freire. Pedagogia do Oprimido, 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
______. Extensão ou comunicação? 7ª ed. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1983.
GOMES, Manuelle Moura. Gestão da Escola Pública: Implementação da Gestão Democrática no contexto da globalização. In: II Fórum Internacional de Pedagogia-Sessão Brasil. GT 12. REALIZE Editora. Campina Grande. PB. 2009. (CD-ROOM).
LÜCK, Heloísa. Gestão democrática e participativa. In: ______. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009. p. 69-80. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2190198/mod_resource/content/1/dimensoes_livro.pdf>. Acesso: 30 de Jul de 2020.
MARQUES, J. P. A “observação participante” na pesquisa de campo em Educação. In: Educação em Foco. Ano 19 – n. 28 – mai./ago. 2016 p. 263-248. Disponível em: <http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1221/985 >. Acesso: 06 de Jul. de 2018.
MOURA, Francisco Jocelio Leite de. Contribuições da extensão universitária para a formação dos discentes de terapia ocupacional. 2017. 60 f. Monografia (Graduação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/3915/1/FJLM22112017.pdf . Acesso: 03 de fev. de 2020.
PARO, Vitor Henrique. PARO, Vitor H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2001.
SILVA Junior, Celestino Alves da. (org.) O dogma da gestão e o estigma do magistério. In: Caderno de Formação: Formação de Professores: Bloco 03: Gestão Escolar/ [Laurence Duarte Colvara (Coord.)]. São Paulo: Cultura acadêmica: Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação: Univesp, 2013. Vol. 2. P. 15 -31. Acesso em 20/10/2019. Disponível em: www.acervodigital.unesp.br . Acesso: 19 de fev de 2020.
UNESCO. Alfabetização de Jovens e Adultos em Movimento. In: ______. Alfabetização de Jovens e Adultos no Brasil: lições da prática. Brasília, UNESCO, 2008. p. 97. Disponível em: <http://bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/services/e-books/162640por.pdf> . Acesso: 12 de mai de 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).