AÇÕES EXTENSIONISTAS NO CAMPO EDUCACIONAL: O QUE ELAS TÊM DE EXTENSÃO POPULAR?
EXTENSIONIST ACTIONS IN THE EDUCATIONAL FIELD: WHAT DO THEY HAVE TO POPULAR EXTENSION?
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.54132Palavras-chave:
Extensão popular, Educação, Inclusão e sustentabilidadeResumo
Este artigo tem como objetivo reconhecer as ações de extensão desenvolvidas na Universidade Federal do Cariri, Ceará, que apresentam características de extensão popular. Para tanto, realizamos uma pesquisa documental, utilizando como fonte o catálogo de ações de extensão dessa instituição, das ações desenvolvidas no ano de 2019 e na área de educação. Fundamentamos a nossa discussão na perspectiva teórica de Freire (1985, 2000, 2013), Melo Neto (1994, 2001, 2002), Arroyo (2012), Charlot (2013), Santos (2020), dentre outros. Baseamo-nos, também, na legislação, especificamente a Constituição Federal de 1988, no Plano Nacional de Educação e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9.394/96. Além da análise documental, realizamos uma pesquisa por meio de um questionário, via Google Forms. No que concerne aos programas e projetos desenvolvidos na UFCA, em educação, no ano de 2019, percebemos que todas as temáticas produzem conhecimentos e contribuem, de certo modo, para aquele público-alvo a que se destinam. Os resultados nos mostram que muitas das ações de extensão dessa instituição remetem às características da extensão popular e aos princípios maiores da universidade, que são inclusão e sustentabilidade. Não obstante, as Instituições de Ensino Superior ainda precisam trilhar um longo caminho, desenvolver a escuta do outro, construir junto com a comunidade para contribuir de modo mais efetivo para a solução de problemas concretos dos sujeitos que vivem nesses contextos.
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