Educação e Saúde:

uma reflexão em torno do imaginário social sobre a Doença de Chagas no Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.63274

Palavras-chave:

Educação. Doença de Chagas. Memória. Ceará.

Resumo

O presente artigo discute como o (não) acesso de sujeitos em processos de escolarização reverbera, no imaginário coletivo e individual, em percepções distorcidas sobre as doenças, em particular sobre a Doença de Chagas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva que teve como método investigativo a história oral para articular os significados e os discursos atribuídos às doenças. Para o alcance das memórias tomamos como referência as narrativas de pessoas portadoras da Doença de Chagas, bem como de alguns de seus familiares e focamos nas entrevistas de três sujeitos. Os resultados denotaram que os significados e os discursos atribuídos à Doença de Chagas reverberam no imaginário coletivo e individual de percepções distorcidas. Aqueles que tiveram acesso à educação formal apresentam maior criticidade e não acreditam na morte e nas doenças como um fenômeno exclusivamente metafísico, mas como uma consequência da falta de política pública e ingerência do poder público.

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Biografia do Autor

Malúcia Nogueira Raquel, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Licenciatura em História  pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), vículada a linha pesquisa História e Memória Comparada. Bolsista CNPq. 

 

Gisafran Nazareno Mota Jucá, Universidade Estadual do Ceará (UECE) PROFESSOR TITULAR

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1971), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1975), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1992) e Pós-Doutorado em História Urbana pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul,sob a supervisão da Professora Dra. Sandra Jatahy Pesavento. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: História Urbana, História Regional, História Oral, História Social e Educação.

Conceição de Maria Pinheiro Barros, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Educação, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharela em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialização em Ciência Política e Comércio Exterior, pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC) da UFC. Coordenadora do Curso de Secretariado Executivo da UFC. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (NEPES) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (GEPES) da UFC. Coordena Projeto de Pesquisa Financiado pela FUNCAP (Bolsa), no Programa de Iniciação à Pesquisa PIBIC - UFC. Membro do Conselho Editorial da Revista Contextus (FEAAC-UFC) e da Revista Secretariado Executivo e Gestão (Gesec). Colaboradora - Revisão de Itens do INEP. Membro da Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (Rides). Desenvolve pesquisas científicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento e formação docente, Educação Superior, Educação em Secretariado, Responsabilidade Social Universitária e Organizacional, Políticas Públicas para Educação Superior, Assessoria e Gestão Organizacional e Secretarial.

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Publicado

2023-03-03

Como Citar

NOGUEIRA RAQUEL, M.; NAZARENO MOTA JUCÁ, G. .; PINHEIRO BARROS, C. de M. . Educação e Saúde:: uma reflexão em torno do imaginário social sobre a Doença de Chagas no Ceará. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202326, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.63274. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/63274. Acesso em: 18 nov. 2024.