Educação e Saúde:

uma reflexão em torno do imaginário social sobre a Doença de Chagas no Ceará

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.63274

Palabras clave:

Educação. Doença de Chagas. Memória. Ceará.

Resumen

 

Este artículo discute cómo el (no) acceso de los sujetos en los procesos de escolarización repercute, en el imaginario colectivo e individual, percepciones distorsionadas sobre las enfermedades, en particular sobre la Enfermedad de Chagas. Para ello, se realizó una investigación cualitativa y descriptiva, utilizando la historia oral como método investigativo para articular los significados y discursos atribuidos a las enfermedades. Para alcanzar a las memorias, utilizamos como referencia las memorias de las personas con la enfermedad y sus familiares y nos enfocamos en las entrevistas de tres personas. Los resultados mostraron que los significados y discursos atribuidos a la Enfermedad de Chagas repercuten en el imaginario colectivo e individual de percepciones distorsionadas. Quienes tuvieron acceso a la educación formal no creen en la muerte de la matriarca como un fenómeno metafísico, sino como consecuencia de la falta de política pública y la injerencia del gobierno.

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Biografía del autor/a

Malúcia Nogueira Raquel, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Licenciatura em História  pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), vículada a linha pesquisa História e Memória Comparada. Bolsista CNPq. 

 

Gisafran Nazareno Mota Jucá, Universidade Estadual do Ceará (UECE) PROFESSOR TITULAR

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1971), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1975), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1992) e Pós-Doutorado em História Urbana pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul,sob a supervisão da Professora Dra. Sandra Jatahy Pesavento. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: História Urbana, História Regional, História Oral, História Social e Educação.

Conceição de Maria Pinheiro Barros, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Educação, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharela em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialização em Ciência Política e Comércio Exterior, pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC) da UFC. Coordenadora do Curso de Secretariado Executivo da UFC. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (NEPES) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (GEPES) da UFC. Coordena Projeto de Pesquisa Financiado pela FUNCAP (Bolsa), no Programa de Iniciação à Pesquisa PIBIC - UFC. Membro do Conselho Editorial da Revista Contextus (FEAAC-UFC) e da Revista Secretariado Executivo e Gestão (Gesec). Colaboradora - Revisão de Itens do INEP. Membro da Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (Rides). Desenvolve pesquisas científicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento e formação docente, Educação Superior, Educação em Secretariado, Responsabilidade Social Universitária e Organizacional, Políticas Públicas para Educação Superior, Assessoria e Gestão Organizacional e Secretarial.

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Publicado

2023-03-03

Cómo citar

NOGUEIRA RAQUEL, M.; NAZARENO MOTA JUCÁ, G. .; PINHEIRO BARROS, C. de M. . Educação e Saúde:: uma reflexão em torno do imaginário social sobre a Doença de Chagas no Ceará. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202326, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.63274. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/63274. Acesso em: 18 dic. 2024.

Número

Sección

REPORTES DE INVESTIGACIÓN