FORMAÇÃO DOS DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA: A EDUCAÇÃO INFANTIL EM FOCO
TRAINING OF TEACHERS OF THE PEDAGOGY COURSE:CHILD EDUCATION IN FOCUS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n1.38769Palavras-chave:
Formação de professores, Educação Superior, Educação InfantillResumo
Este texto pretende caracterizar os docentes de um curso de Pedagogia, no que tange a sua formação e concepções, de uma universidade estadual do interior do estado do Paraná que atuam em disciplinas específicas para formar o profissional da educação infantil, bem como busca conhecer as bases teórico-metodológicas de sua formação e indicar os motivos pelos quais optaram por atuar na formação de professores para a educação infantil. A justificativa para o estudo considerou a preocupação em refletir a respeito do processo formativo dos responsáveis pela tarefa de formar professores para a educação infantil, visto que ofertam bases teóricas e práticas, estabelecendo referenciais e procedimentos que balizam determinada ação pedagógica. A abordagem qualitativa foi a opção metodológica da pesquisa, com o auxílio de questionário com questões mistas para coletar informações junto a professores da referida universidade. Os resultados indicam que o trabalho pedagógico realizado pelas docentes é fruto de um percurso formativo e de atuação profissional que evidencia criticidade na condução do processo de formação de professores para a educação infantil, com nítida clareza que esta etapa da educação requer esmero e respeito para suprir necessidades e especificidades, além de erradicar posturas assistencialistas.
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