FORMAÇÃO DOS DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA: A EDUCAÇÃO INFANTIL EM FOCO

TRAINING OF TEACHERS OF THE PEDAGOGY COURSE:CHILD EDUCATION IN FOCUS

Autores

  • Camila Alvares Sofiati Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Claudia Chueire de Oliveira Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n1.38769

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Superior, Educação Infantill

Resumo

Este texto pretende caracterizar os docentes de um curso de Pedagogia, no que tange a sua formação e concepções, de uma universidade estadual do interior do estado do Paraná que atuam em disciplinas específicas para formar o profissional da educação infantil, bem como busca conhecer as bases teórico-metodológicas de sua formação e indicar os motivos pelos quais optaram por atuar na formação de professores para a educação infantil. A justificativa para o estudo considerou a preocupação em refletir a respeito do processo formativo dos responsáveis pela tarefa de formar professores para a educação infantil, visto que ofertam bases teóricas e práticas, estabelecendo referenciais e procedimentos que balizam determinada ação pedagógica. A abordagem qualitativa foi a opção metodológica da pesquisa, com o auxílio de questionário com questões mistas para coletar informações junto a professores da referida universidade. Os resultados indicam que o trabalho pedagógico realizado pelas docentes é fruto de um percurso formativo e de atuação profissional que evidencia criticidade na condução do processo de formação de professores para a educação infantil, com nítida clareza que esta etapa da educação requer esmero e respeito para suprir necessidades e especificidades, além de erradicar posturas assistencialistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Alvares Sofiati, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Professora da rede pública de ensino do município de Cambé/Paraná.

Claudia Chueire de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Doutora em Educação.

Referências

ARCE, Alessandra. Compre um kit neoliberal para a educação e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo. Educação & Sociedade, n. 74, p. 251-283, abr. 2001.

ARCE, Alessandra; MARTINS, Lígia Márcia. A educação infantil e o ensino fundamental de nove anos. In: ARCE, Alessandra; MARTINS, Lígia Márcia (orgs.). Quem tem medo de ensinar na educação infantil?: Em defesa do ato de ensinar. Campinas: Alínea, 2013. p. 39-65.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, dez. 1996. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em: 31 ago. 2016.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília, DF, maio 2006. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 31 ago. 2016.

CHARLOT, Bernard. O “filho do homem”: obrigado a aprender para ser (uma perspectiva antropológica. In: ______. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. cap. 4, p. 51-58.

DOTTA, Leanete Thomas; LOPES, Amélia; GIOVANNI, Luciana Maria. Educação superior e formação de professores: o papel da investigação na constituição identitária profissional docente. Perspectiva, Florianópolis, SC, v. 29, n. 2, p. 561-594, jul./dez. 2011. Disponível em:<https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/download/2175-795X.2011v29n2p561/22218.>. Acesso em: 31 ago. 2016.

DUARTE, Rosália. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 139-154, mar. 2002.

FELICETTI, Vera Lucia; MOROSINI, Marília Costa. Do compromisso ao comprometimento: o estudante e a aprendizagem. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 2, p. 23-44, 2010. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/er/nspe2/02.pdf>. Acesso em: 26 jul. 2017.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2009.

FONTANA, Roseli Aparecida Cação. A elaboração conceitual: a dinâmica das interlocuções na sala de aula. In: GÓES, Maria Cecília Rafael de; SMOLKA, Ana Luisa (Orgs.). A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1996.

FONTANA, Roseli Aparecida Cação; CRUZ, Maria Nazaré da. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.

FRAGELLI, Carina Maria Bullio; CARRASCO, Ligia Bueno Zangali; AZEVEDO, Maria Antônia Ramos de. A formação do professor universitário: aspectos históricos e explorações futuras. In: Seminário Internacional de Educação Superior, 2014, Sorocaba, Anais... Sorocaba: UNISO, 2014. p. 1-11. Disponível em:<https://www.uniso.br/publicacoes/anais_eletronicos/2014/1_es_formacao_de_professopro/10.pdf>. Acesso em 31 ago. 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Carreira e salário de docentes da educação básica. In: ______. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. p. 236-254.

LÜDKE, menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora pedagógica Universitária Ltda., 1986.

MORENO, Gilmara Lupion. A construção de valores na primeira infância e a formação do educador. 2005. Disponível em:<http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2005/anaisEvento/documentos/painel/TCCI138.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2017.

OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de. A lógica do consumo na sociedade contemporânea e a sua influência na mediação do professor no processo de formação do pensamento infantil. 2011. 293 fls. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, PR, 2011.

PASCHOAL, Jaqueline Delgado; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de; MORENO, Gilmara Lupion. Formação inicial e continuada do professor pedagogo: uma experiência extensionista da Universidade Estadual de Londrina. Revista Conexão, v. 10, n. 1, p. 38-47, jan./jun. 2014.

PEREIRA, Leticia Rodrigues; ANJOS, Daniela Dias dos. O Professor do Ensino Superior: Perfil, desafios e trajetórias de formação. In: Seminário Internacional de Educação Superior, 2014, Sorocaba, Anais... Sorocaba: UNISO, 2014. p. 1-11. Disponível em:<https://www.uniso.br/publicacoes/anais_eletronicos/2014/1_es_formacao_de_professores/31.pdf >. Acesso em 31 ago. 2016.

PIMENTA, Selma Garrido. Práxis: ou indissociabilidade entre teoria e prática e a atividade docente. In: ______. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2005b. p. 81-122.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2005a.

SANTOS, Manoel Gonçalves dos. A relação teoria e prática na formação do pedagogo à luz do materialismo histórico-dialético. 2014. 175 fls. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2014.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed.. Campinas: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, Nereide. Currículo: um grande desafio para o professor. sem data. Disponível em:<http://nead.uesc.br/arquivos/Biologia/modulo_6_bloco_3/3_o_curriculo_escolar/material_apoio/texto_curriculo_um_ grande_desafio_para_o_professor.pdf>. Acesso em: 16 jul. 2015.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Projeto Político Pedagógico. Londrina: UEL, 2010.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. São Paulo: Libertad, 2000.

VIANNA, Cláudia Pereira. O sexo e o gênero da docência. Cadernos Pagu, 2001. p. 81-103. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/cpa/n17-18/n17a03>. Acesso em: 26 jul. 2017.

Downloads

Publicado

2018-07-10

Como Citar

ALVARES SOFIATI, C.; CHUEIRE DE OLIVEIRA, C. FORMAÇÃO DOS DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA: A EDUCAÇÃO INFANTIL EM FOCO: TRAINING OF TEACHERS OF THE PEDAGOGY COURSE:CHILD EDUCATION IN FOCUS. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 27–54, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n1.38769. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/38769. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO