A prática do bom professor na formação inicial na perspectiva de acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física da Zona da Mata Mineira e vertentes
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.65717Palavras-chave:
Magistério superior. Formação de professores. Educação Física.Resumo
O presente estudo identificou e analisou características inerentes ao bom professor, presentes nas práticas pedagógicas de docentes atuantes na formação inicial, na perspectiva de acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física. A partir de uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com professores atuantes no curso de licenciatura em Educação Física, foi possível inferir que as boas práticas decorrem da adoção de estratégias e metodologias críticas pelos professores com vistas a instigar o pensamento autônomo dos alunos, domínio do conteúdo específico, relação de empatia e proximidade com os seus estudantes no intuito de procurarem entender suas dificuldades na aprendizagem e emprego de conduta proativa na busca de auxiliar os alunos no decorrer da disciplina lecionada. Ademais, percebeu-se que esses professores se preocupam com a atualização dos referenciais teóricos dos temas e conteúdos trabalhados nas suas aulas. Por outro lado, ainda que reconheçam a importância da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, relataram a impossibilidade de sua realização, face a uma série de fatores que implicam negativamente para a uma plena efetivação no ambiente acadêmico de formação inicial.
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