A prática do bom professor na formação inicial na perspectiva de acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física da Zona da Mata Mineira e vertentes

Autores

  • Jairo Antônio Paixão Universidade Federal de Viçosa
  • Amanda Clara Barbosa de Souza Assis Universidade Federal de Viçosa
  • Doiara Silva Santos Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.65717

Palavras-chave:

Magistério superior. Formação de professores. Educação Física.

Resumo

O presente estudo identificou e analisou características inerentes ao bom professor, presentes nas práticas pedagógicas de docentes atuantes na formação inicial, na perspectiva de acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física. A partir de uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com professores atuantes no curso de licenciatura em Educação Física, foi possível inferir que as boas práticas decorrem da adoção de estratégias e metodologias críticas pelos professores com vistas a instigar o pensamento autônomo dos alunos, domínio do conteúdo específico, relação de empatia e proximidade com os seus estudantes no intuito de procurarem entender suas dificuldades na aprendizagem e emprego de conduta proativa na busca de auxiliar os alunos no decorrer da disciplina lecionada. Ademais, percebeu-se que esses professores se preocupam com a atualização dos referenciais teóricos dos temas e conteúdos trabalhados nas suas aulas. Por outro lado, ainda que reconheçam a importância da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, relataram a impossibilidade de sua realização, face a uma série de fatores que implicam negativamente para a uma plena efetivação no ambiente acadêmico de formação inicial. 

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Biografia do Autor

Jairo Antônio Paixão, Universidade Federal de Viçosa

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Educação pela Ibero-American University (2018). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2010). Mestrado em Educação pela Ibero-American University (2018). Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Especialização em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Especialização em Pedagogia do Esporte pelas Faculdades Integradas AVM de Brasília (2014). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, MG. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa na linha de pesquisa Educação pública: sujeitos e práticas. Integra o Comitê de Ética em Pesquisas com Humanos da UFV. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, MG. Coordena o Programa Residência Pedagógica - Educação Física, Campus Viçosa, MG.

Amanda Clara Barbosa de Souza Assis, Universidade Federal de Viçosa

Bolsista do GEPPEF – Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física, depart. de Educação Física da UFV.

Licenciada em Educação Física.

Doiara Silva Santos, Universidade Federal de Viçosa

Professora Adjunta do Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Viçosa. Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus-BA, 2008. Mestre em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), 2011. Doutora em Educação Física, University of Western Ontario (UWO), London, Canadá, 2015. Líder do Laboratório de Estudos Olímpicos e Socioculturais dos Esportes (LEOS). Atuou no quadro docente efetivo das seguintes instituições de ensino: Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação (2013.2 e 2014.1); Professora Assistente da Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação Física, Campus de Governador Valadares, Minas Gerais (2014-2016); Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Itapetinga (2016-2017). Foi professora Substituta da Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Foi bolsista do programa de estudos Emerging Leaders of America (ELAP), Canadá, 2010. Pós-graduada em Estudos Olímpicos na Academia Olímpica Internacional, Olímpia, Grécia (2011). É estudante do curso de Ciências Sociais (UFV). Temas de interesse: Sociologia do Esporte; Estudos Olímpicos; Esporte e Mídia; Esporte educacional; História da Educação Física e do Esporte.

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Publicado

2023-07-09

Como Citar

PAIXÃO, J. A.; ASSIS, A. C. B. de S. .; SANTOS, D. S. . A prática do bom professor na formação inicial na perspectiva de acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física da Zona da Mata Mineira e vertentes. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202340, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.65717. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/65717. Acesso em: 28 abr. 2024.