AS CATEGORIAS “MEMÓRIA” E “MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL” NAS CONCEPÇÕES DE JAQUES LE GOFF, MAURICE HALBWACHS E MARIA CIAVATTA

THE “MEMORY” AND “MEMORY OF PROFESSIONAL EDUCATION” CATEGORIES IN THE CONCEPTIONS OF JACQUES LE GOFF, MAURICE HALBWACHS AND MARIA CIAVATTA

Autores

  • Antonio Max Ferreira da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) http://orcid.org/0000-0002-2586-9349
  • Joventina Firmina Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) http://orcid.org/0000-0002-9865-8374
  • José Mateus do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) http://orcid.org/0000-0003-4964-5216

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n1.51643

Palavras-chave:

Memória, Categorias Históricas, História, Memoria da Educação Profissional

Resumo

O presente artigo trata de reflexão sobre Memória baseada na teorização de Jacques Le Goff e Maurice Halbwachse sobre Memória da Educação Profissional (EP) sob perspectivas teóricas de Maria Ciavatta, como categorias de análise fundantes nos estudos de temas da História e da História da Educação. Para a realização desse escrito fez-se uma pesquisa bibliográfica acerca da temática, bem como leituras reflexivas sobre as concepções propostas pelos autores citados. Com esse estudo, pode-se concluir que tanto a Memória como a Memória da EP são categorias históricas essenciais para as pesquisas em História da Educação, especificamente, em História da EP, pois constituem elementos mobilizadores da produção de narrativas verbais (depoimentos, escriturações e impressos) e não verbais (iconografias). 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Max Ferreira da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutorando em Educação pelo PPGEP-IFRN na Linha de História, Historiografia e Memória da Educação Profissional; Mestre em Educação pelo PPGEP-IFRN, Graduado em Pedagogia pela UFRN e Ciências da Religião UERN, Professor das redes públicas de ensino Estadual do RN e da Prefeitura do Natal.

Joventina Firmina Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP-IFRN) na Linha de Pesquisa História, Historiografia e Memória da Educação Profissional; Graduada em Pedagogia (UFRN).

José Mateus do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutor em Educação (PPGED-UFRN); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP-IFRN) na Linha de Pesquisa de História, Historiografia e Memória da Educação Profissional.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

FERREIRA DA COSTA, A. M.; FIRMINA RODRIGUES, J.; DO NASCIMENTO, J. M. . AS CATEGORIAS “MEMÓRIA” E “MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL” NAS CONCEPÇÕES DE JAQUES LE GOFF, MAURICE HALBWACHS E MARIA CIAVATTA: THE “MEMORY” AND “MEMORY OF PROFESSIONAL EDUCATION” CATEGORIES IN THE CONCEPTIONS OF JACQUES LE GOFF, MAURICE HALBWACHS AND MARIA CIAVATTA. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 29, n. 1, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n1.51643. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/51643. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO