AS CATEGORIAS “MEMÓRIA” E “MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL” NAS CONCEPÇÕES DE JAQUES LE GOFF, MAURICE HALBWACHS E MARIA CIAVATTA
THE “MEMORY” AND “MEMORY OF PROFESSIONAL EDUCATION” CATEGORIES IN THE CONCEPTIONS OF JACQUES LE GOFF, MAURICE HALBWACHS AND MARIA CIAVATTA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n1.51643Palavras-chave:
Memória, Categorias Históricas, História, Memoria da Educação ProfissionalResumo
O presente artigo trata de reflexão sobre Memória baseada na teorização de Jacques Le Goff e Maurice Halbwachse sobre Memória da Educação Profissional (EP) sob perspectivas teóricas de Maria Ciavatta, como categorias de análise fundantes nos estudos de temas da História e da História da Educação. Para a realização desse escrito fez-se uma pesquisa bibliográfica acerca da temática, bem como leituras reflexivas sobre as concepções propostas pelos autores citados. Com esse estudo, pode-se concluir que tanto a Memória como a Memória da EP são categorias históricas essenciais para as pesquisas em História da Educação, especificamente, em História da EP, pois constituem elementos mobilizadores da produção de narrativas verbais (depoimentos, escriturações e impressos) e não verbais (iconografias).
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