Educação e Saúde:

uma reflexão em torno do imaginário social sobre a Doença de Chagas no Ceará

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.63274

Keywords:

Educação. Doença de Chagas. Memória. Ceará.

Abstract

 

This article discusses how the individuals (non-) access in schooling processes reverberates, in the collective and personal imaginary, distorted perceptions about diseases, in particular about Chagas Disease. For this purpose, a qualitative and descriptive research was conducted using oral history as the investigative method to articulate the meanings and discourses assigned to the diseases. For the reaching of the memories, we took as reference the memories of sick people and their family members and focused on the interviews of three subjects. The results denoted that the meanings and discourses assigned to Chagas Disease reflect in the collective and individual imagination of distorted perceptions. Those who had formal education access do not believe in the death of the matriarch as a metaphysical phenomenon, but as a consequence of the lack of public policy and public power interference.

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Author Biographies

Malúcia Nogueira Raquel, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Licenciatura em História  pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), vículada a linha pesquisa História e Memória Comparada. Bolsista CNPq. 

 

Gisafran Nazareno Mota Jucá, Universidade Estadual do Ceará (UECE) PROFESSOR TITULAR

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1971), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1975), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1992) e Pós-Doutorado em História Urbana pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul,sob a supervisão da Professora Dra. Sandra Jatahy Pesavento. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: História Urbana, História Regional, História Oral, História Social e Educação.

Conceição de Maria Pinheiro Barros, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Educação, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharela em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialização em Ciência Política e Comércio Exterior, pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC) da UFC. Coordenadora do Curso de Secretariado Executivo da UFC. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (NEPES) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (GEPES) da UFC. Coordena Projeto de Pesquisa Financiado pela FUNCAP (Bolsa), no Programa de Iniciação à Pesquisa PIBIC - UFC. Membro do Conselho Editorial da Revista Contextus (FEAAC-UFC) e da Revista Secretariado Executivo e Gestão (Gesec). Colaboradora - Revisão de Itens do INEP. Membro da Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (Rides). Desenvolve pesquisas científicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento e formação docente, Educação Superior, Educação em Secretariado, Responsabilidade Social Universitária e Organizacional, Políticas Públicas para Educação Superior, Assessoria e Gestão Organizacional e Secretarial.

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Published

2023-03-03

How to Cite

NOGUEIRA RAQUEL, M.; NAZARENO MOTA JUCÁ, G. .; PINHEIRO BARROS, C. de M. . Educação e Saúde:: uma reflexão em torno do imaginário social sobre a Doença de Chagas no Ceará. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202326, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.63274. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/63274. Acesso em: 18 dec. 2024.