O DEBATE SOBRE RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO NAS ASSOCIAÇÕES DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO (1988 A 2003)

Autores

  • Karina Almeida de Sousa Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Este artigo busca realizar a análise de alguns trabalhos que articulavam a categoria raça ao campo da educação visando verificar a relevância do papel desempenhado pela instituição escolar no que está se relaciona à questão étnico-racial no Brasil. Buscando atingir tal objetivo realizou-se um mapeamento dos trabalhos apresentados em duas das principais associações nacionais de pesquisa e pós-graduação das Ciências Sociais e da Educação, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no período de 1988 a 2003. Destaca-se a análise sociológica das dinâmicas educacionais, com enfoque nas relações estabelecidas entre a educação e raça partindo de um breve panorama sobre o contexto educacional referente à questão racial nos séculos XX e XXI, demonstrando, por meio de dados quantitativos, a manutenção de uma estrutura hierárquica em relação ao acesso e permanência no sistema educacional de negros e negras. Em síntese, busca-se dialogar com os campos de conhecimento das Ciências Sociais e da Educação no que essas áreas têm produzido sobre educação, em sua maioria sobre a educação formal e as relações raciais.

Palavras-chave: Educação. Relações Étnico-raciais. ANPEd. ANPOCS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Almeida de Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Possui mestrado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e bacharelado em Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia, pela mesma instituição. Atualmente é Docente Assistente I no curso de Ciências Sociais junto a Universidade Federal do Tocantins. Desenvolve pesquisas sobre a temática étnico-racial no Brasil Contemporâneo relacionada aos debates educacionais. Tem experiência nas seguintes áreas: Relações Raciais no Brasil Contemporâneo, Educação, Políticas Públicas Educacionais.

Referências

ANPEd. ANPEd 25 anos. Rio de Janeiro: Editora ANPEd, 2002.

BANDEIRA, M. L. Movimento Negro e democratização da educação. In: Reunião Anual da Anped, 26., 2003, Caxambu-MG. Cadernos. Mimeografado.

BHABHA, H. K. O local da cultura. Trad. Myrian Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalvez. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

BOTTOMORE, W.; OUTWAIT, T. Dicionário do pensamento sociológico do século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996

BRAH, A. Diferença, Diversidade e Diferenciação. Cadernos Pagu, Campinas, n. 26, p. 329-376, jan. /jun. 2006.

BRANDÃO, Z. A dialética micro/macro na Sociologia da Educação. Cadernos de Pesquisa 13, São Paulo, v. 26. n. 129, set./dez. 2006.

BRASIL/IPEA. Brasil: o estado da nação. Brasília: 2006.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. In: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 5 de outubro de 1988. Seção 1, p. 1.

_____. Lei n° 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira” e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 10 jan. 2003. Seção 1, p. 1.

_____. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: Ministério da Educação/SEPPIR, 2004.

CÂNDIDO, A. O papel do estudo sociológico da escola na Sociologia Educacional. In: I CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 1954, São Paulo. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Sociologia, 1., 1955, p. 117-130.

CHAVES, F. M. Os "quadros negros" de escolas públicas: trabalho e saúde da funcionária negra. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 26., 2003, Caxambu-MG. Cadernos. p.5-15.

GOMES, N. L. A contribuição dos negros para o pensamento educacional brasileiro. In: SILVA, P. B.; BARBOSA, L. M. O pensamento negro em educação no Brasil: expressões do movimento negro. São Carlos: EdUFSCar, 1997. p. 17-30.

____. Os jovens rappers e a escola: a construção da resistência. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 19, 1996, Caxambu-MG. Cadernos. Mimeografado.

____. Trajetórias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução de estereótipos e/ou ressignificação cultural? In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 25, 2002, Caxambu-MG. Cadernos. p.1-13.

HALL, S. Quem precisa de identidade? In: SILVA, T. T.; WOODWARD, K. Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Editora Vozes, 2008, p. 103-133.

MARTINS, C. B. Encontros e desencontros da Sociologia e Educação no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 18, n. 53, 2003.

MEC/MJ/SEPPIR/ONU. Contribuições para a implementação da Lei 10.639/2003. 2008.

QUEIROZ, D. M. Desigualdades raciais na educação: a Bahia nos anos 90. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPOCS, 27., 2003, Caxambu-MG. Anais. p.1-21.

SILVA, P. G. Movimento negro, educação e produção do conhecimento de interesse dos afro-brasileiros. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 18. 1995, Caxambu-MG, Cadernos. Mimeografado.

SILVA, R. S. As insularidades dos discursos e as trivialidades das práticas de professores(as) de uma escola pública perante o racismo, preconceito e discriminação. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 25., 2002, Caxambu-MG. Cadernos. p.1-16.

SILVEIRA, M. Pluralidade cultural ou atualidade do mito da democracia? In: REUNIÃO ANUAL DA ANPOCS, 23.,1999, Caxambu-MG. Anais. Mimeografado.

SILVÉRIO, V. R. Evolução e contexto atual das políticas públicas no Brasil: educação, desigualdade e reconhecimento. In: HERINGER, R.; MARILENE, P. Caminhos convergentes: Estado e sociedade na superação das desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Herinch Boll & Action Aid., p. 13-38, 2009.

SILVÉRIO, V. R.; MOYA, T. S. Educação, diferença e desenvolvimento nacional. São Carlos: EdUFSCar, 2009.

____. Educação, diferença e desenvolvimento nacional. São Carlos: EdUFSCar, 2009.

SOUZA, M.E. Preconceito racial e discriminação no cotidiano escolar. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 27, 2003, Caxambu-MG. Anais. p. 1-14.

SOUZA, M.G. Diferença e tolerância: por uma teoria multicultural da educação. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPOCS, 26., 2002, Caxambu-MG. Anais. p. 1-22.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

SOUSA, K. A. de. O DEBATE SOBRE RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO NAS ASSOCIAÇÕES DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO (1988 A 2003). Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 25, p. 51–76, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/25327. Acesso em: 19 nov. 2024.