O DEBATE SOBRE RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO NAS ASSOCIAÇÕES DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO (1988 A 2003)
Resumen
Este artigo busca realizar a análise de alguns trabalhos que articulavam a categoria raça ao campo da educação visando verificar a relevância do papel desempenhado pela instituição escolar no que está se relaciona à questão étnico-racial no Brasil. Buscando atingir tal objetivo realizou-se um mapeamento dos trabalhos apresentados em duas das principais associações nacionais de pesquisa e pós-graduação das Ciências Sociais e da Educação, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no período de 1988 a 2003. Destaca-se a análise sociológica das dinâmicas educacionais, com enfoque nas relações estabelecidas entre a educação e raça partindo de um breve panorama sobre o contexto educacional referente à questão racial nos séculos XX e XXI, demonstrando, por meio de dados quantitativos, a manutenção de uma estrutura hierárquica em relação ao acesso e permanência no sistema educacional de negros e negras. Em síntese, busca-se dialogar com os campos de conhecimento das Ciências Sociais e da Educação no que essas áreas têm produzido sobre educação, em sua maioria sobre a educação formal e as relações raciais.
Palavras-chave: Educação. Relações Étnico-raciais. ANPEd. ANPOCS.
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