EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DO HIGIENISMO NA REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO NA PRIMEIRA REPÚBLICA NO PARÁ (1891 - 1893)
PHYSICAL EDUCATION IN THE CONTEXT OF HYGIENISM IN THE EDUCATION AND TEACHING MAGAZINE IN THE FIRST REPUBLIC IN PARÁ (1891 - 1893)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.54256Palavras-chave:
Educação Física, Revista de Educação e Ensino, HigienismoResumo
O presente trabalho aborda o estudo da Educação Física no contexto do desenvolvimento das práticas higienistas no estado do Pará no período de 1891 a 1893. Como objetivo, buscamos analisar o conteúdo dos artigos sobre educação física na Revista de Educação e Ensino (1891 - 1893), na intenção de mapear como a disciplina é abordada e quais influências estrangeiras interferiram nas propostas metodológicas estipuladas para a educação dos corpos. A metodologia utilizada baseia-se na análise documental e levantamento bibliográfico nos termos sugeridos por Melo (2018) e França (2011). Para a realização desta pesquisa, as fontes foram levantadas na seção de obras raras no Acervo Digital da Biblioteca Arthur Vianna. A Revista de Educação e Ensino, fundada em 1891, tinha como fim a publicação de temas relacionados à educação no Pará, os documentos no acervo referem-se aos anos de 1891 a 1895; para a pesquisa foram analisados artigos entre os anos de 1891 a 1893, selecionados da coluna “Educação Physica”. Em nossas análises, inferimos que a coluna da revista paraense mostrava métodos e técnicas a serem adotados na educação; os exercícios deveriam ser direcionados ao desenvolvimento do corpo e intelecto do aluno e apresentava influências europeias sobre a temática.
Downloads
Referências
DIAS, Alfredo. “Educação Physica.” Revista de Educação e Ensino, Pará – Brasil, Vol. II, Núm. 4, p.51- 52, abril, 1892a. Disponível em: < http://www.fcp.pa.gov.br/2016-12-13-19-40-20/revista-de-educacao-e-ensino/n4v2abril >
DIAS, Alfredo. “Educação Physica.” Revista de Educação e Ensino, Pará – Brasil, Vol. II, Núm. 5, p. 67, maio, 1892b. Disponível em: < http://www.fcp.pa.gov.br/2016-12-13-19-40-20/revista-de-educacao-e-ensino/n5v2maio >
DIAS, Alfredo. “Educação Physica” Revista de Educação e Ensino, Pará – Brasil, Vol. II, Núm. 6, p. 83, junho, 1892c. Disponível em: < http://www.fcp.pa.gov.br/2016-12-13-19-40-20/revista-de-educacao-e-ensino/n6v2junho >
DIAS, Alfredo. “Educação Physica” Revista de Educação e Ensino, Pará – Brasil, Vol. II, Núm. 7, p. 99-100, julho, 1892d. Disponível em < http://www.fcp.pa.gov.br/2016-12-13-19-40-20/revista-de-educacao-e-ensino/n7v2julho >
EDUCAÇÃO Physica. Revista de Educação e Ensino, Pará - Brasil, Vol. II, Núm. 3, p. 44-46, março, 1892. Disponível em: < http://www.fcp.pa.gov.br/2016-12-13-19-40-20/revista-de-educacao-e-ensino/n3v2marco >
M. J., “A Educação Physica Moderna”. Revista de Educação e Ensino, Pará-Brasil, Vol. II, Núm. 1, p. 05-07, janeiro, 1892. Disponível em: < http://www.fcp.pa.gov.br/2016-12-13-19-40-20/revista-de-educacao-e-ensino/n1v2janeiro >
NUNES, R. Bertoldo, “Educação Physica”. Revista de Educação e Ensino, Pará – Brasil, Vol. I, Núm. 8, p.130-131, outubro, 1891. Disponível em: < http://www.fcp.pa.gov.br/2016-12-13-19-40-20/revista-de-educacao-e-ensino/n8v1outubro >
BIBLIOGRAFIA
ARAÚJO, Sônia Maria da Silva. “Intenções e alcance da Revista de Educação e Ensino no Norte do Brasil” In: Imprensa Pedagógica na Ibero-América [recurso eletrônico]: local, nacional e transnacional. / organização Ana Clara Bortoleto Nery, José Gondra. – 1. Ed. – São Paulo: Alameda. Formato: ebook, 2018.
EDLER, Flávio Coelho. A Escola Tropicalista Baiana: um mito de origem da medicina tropical no Brasil. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 9, n. 2, p. 357-385, 2002.
FRANÇA, Ney Ferreira. “As Influências para a Implantação da Educação Física no Ensino Primário no Estado do Pará”. SBHE – Sociedade Brasileira de História de Educação. Anais SBHE, 2011. Pág, 01 – 11. Disponível em: <http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe6/anais_vi_cbhe/conteudo/file/1357.doc>
GÓIS JÚNIOR, Edivaldo. “Ginástica, higiene e eugenia no projeto de nação brasileira: Rio de Janeiro, século XIX e início do século XX.” Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 19, n. 1, p. 139-159, 2013.
MELO, Victor Andrade de. “Preocupações com a educação physica: o ensino de práticas corporais nas escolas fluminenses (1836 – anos 1850)”. Victor Andrade de Melo. Educação e Pesquisa, vol.44, São Paulo, 2018. On-line version. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201844175905>
MILAGRES, Pedro; SILVA, Carolina Fernandes da; KOWALSKI, Marizabel. “O higienismo
no campo da Educação Física: estudos históricos.” Motrivivência, v. 30, n. 54, p. 160-176, 2018.
SCHNEIDER, Omar; ALVARENGA, Jeizibel Alves; BRUSCHI, Marcela. “Educação, ginástica e educação física: apropriação da pedagogia moderna no Espírito Santo entre as décadas de 1910 e 1930”. ANAIS – VI Congresso Brasileiro de História da Educação, UFES, Vitória, ES, 2011. Disponível em: <http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe6/anais_vi_cbhe/conteudo/res/trab_1012.htm >
SILVA, Elis Priscila Aguiar da. “Educação física no ensino público primário no Pará: 1890-1930: prescrições e prática.” Elis Priscila Aguiar da Silva. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade doo Estado do Pará, Belém, 2016.
VERÍSSIMO, José. “A Educação Física”. In: A Educação Nacional, Porto Alegre, Mercado Aberto, 3. ed., 1985. p. 80 – 91.
VIANA, Luana Costa. “A Colonização de Corpos, Corações e Mentes: Educação e Higienismo em escritos de Periódicos Pedagógicos no Pará (1891 - 1812).” 2015. 234 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Pará - UFPA, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).