EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DO HIGIENISMO NA REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO NA PRIMEIRA REPÚBLICA NO PARÁ (1891 - 1893)

PHYSICAL EDUCATION IN THE CONTEXT OF HYGIENISM IN THE EDUCATION AND TEACHING MAGAZINE IN THE FIRST REPUBLIC IN PARÁ (1891 - 1893)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.54256

Palavras-chave:

Educação Física, Revista de Educação e Ensino, Higienismo

Resumo

O presente trabalho aborda o estudo da Educação Física no contexto do desenvolvimento das práticas higienistas no estado do Pará no período de 1891 a 1893. Como objetivo, buscamos analisar o conteúdo dos artigos sobre educação física na Revista de Educação e Ensino (1891 - 1893), na intenção de mapear como a disciplina é abordada e quais influências estrangeiras interferiram nas propostas metodológicas estipuladas para a educação dos corpos. A metodologia utilizada baseia-se na análise documental e levantamento bibliográfico nos termos sugeridos por Melo (2018) e França (2011). Para a realização desta pesquisa, as fontes foram levantadas na seção de obras raras no Acervo Digital da Biblioteca Arthur Vianna. A Revista de Educação e Ensino, fundada em 1891, tinha como fim a publicação de temas relacionados à educação no Pará, os documentos no acervo referem-se aos anos de 1891 a 1895; para a pesquisa foram analisados artigos entre os anos de 1891 a 1893, selecionados da coluna “Educação Physica”. Em nossas análises, inferimos que a coluna da revista paraense mostrava métodos e técnicas a serem adotados na educação; os exercícios deveriam ser direcionados ao desenvolvimento do corpo e intelecto do aluno e apresentava influências europeias sobre a temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Graduando do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Bolsista de Extensão (PROEX/UFPA) no projeto "A EDUCAÇÃO NA HISTÓRIA AO ALCANCE DE TOD@S: A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO PARÁ EM VÍDEOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA” e integrante do Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM).

Rayssa Gois, Universidade Federal do Pará

Graduanda do curso de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atuou como voluntária no laboratório de Farmacologia e Toxicologia de Produtos Naturais - UFPA. Atualmente é Monitora de Habilidades Cirúrgicas no Laboratório de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental de Iniciação Científica (TOCE/UFPA) e como Diretora de Estágio na Liga Acadêmica Paraense de Cirurgia (LAPAC).

Alberto Damasceno, Universidade Federal do Pará

Professor Titular da Universidade Federal do Pará, docente do Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) e do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA). Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Mestre em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (1991). Graduado em Arquitetura pela Universidade Federal do Pará (1983). Desenvolve estudos na área da História da Educação, Política Educacional, Gestão e Planejamento Educacional. Atualmente coordena o Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM) e é vice-coordenador do Grupo de Estudos em Educação no Pará na Primeira República (GEPRE). Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), além da coordenação do Fórum Estadual de Educação do Pará. Foi assessor da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo na gestão de Paulo Freire e foi Secretário de Estado de Desenvolvimento Social do Pará.

Referências

FONTES HISTÓRICAS

DIAS, Alfredo. “Educação Physica.” Revista de Educação e Ensino, Pará – Brasil, Vol. II, Núm. 4, p.51- 52, abril, 1892a. Disponível em: < http://www.fcp.pa.gov.br/2016-12-13-19-40-20/revista-de-educacao-e-ensino/n4v2abril >

DIAS, Alfredo. “Educação Physica.” Revista de Educação e Ensino, Pará – Brasil, Vol. II, Núm. 5, p. 67, maio, 1892b. Disponível em: < http://www.fcp.pa.gov.br/2016-12-13-19-40-20/revista-de-educacao-e-ensino/n5v2maio >

DIAS, Alfredo. “Educação Physica” Revista de Educação e Ensino, Pará – Brasil, Vol. II, Núm. 6, p. 83, junho, 1892c. Disponível em: < http://www.fcp.pa.gov.br/2016-12-13-19-40-20/revista-de-educacao-e-ensino/n6v2junho >

DIAS, Alfredo. “Educação Physica” Revista de Educação e Ensino, Pará – Brasil, Vol. II, Núm. 7, p. 99-100, julho, 1892d. Disponível em < http://www.fcp.pa.gov.br/2016-12-13-19-40-20/revista-de-educacao-e-ensino/n7v2julho >

EDUCAÇÃO Physica. Revista de Educação e Ensino, Pará - Brasil, Vol. II, Núm. 3, p. 44-46, março, 1892. Disponível em: < http://www.fcp.pa.gov.br/2016-12-13-19-40-20/revista-de-educacao-e-ensino/n3v2marco >

M. J., “A Educação Physica Moderna”. Revista de Educação e Ensino, Pará-Brasil, Vol. II, Núm. 1, p. 05-07, janeiro, 1892. Disponível em: < http://www.fcp.pa.gov.br/2016-12-13-19-40-20/revista-de-educacao-e-ensino/n1v2janeiro >

NUNES, R. Bertoldo, “Educação Physica”. Revista de Educação e Ensino, Pará – Brasil, Vol. I, Núm. 8, p.130-131, outubro, 1891. Disponível em: < http://www.fcp.pa.gov.br/2016-12-13-19-40-20/revista-de-educacao-e-ensino/n8v1outubro >

BIBLIOGRAFIA

ARAÚJO, Sônia Maria da Silva. “Intenções e alcance da Revista de Educação e Ensino no Norte do Brasil” In: Imprensa Pedagógica na Ibero-América [recurso eletrônico]: local, nacional e transnacional. / organização Ana Clara Bortoleto Nery, José Gondra. – 1. Ed. – São Paulo: Alameda. Formato: ebook, 2018.

EDLER, Flávio Coelho. A Escola Tropicalista Baiana: um mito de origem da medicina tropical no Brasil. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 9, n. 2, p. 357-385, 2002.

FRANÇA, Ney Ferreira. “As Influências para a Implantação da Educação Física no Ensino Primário no Estado do Pará”. SBHE – Sociedade Brasileira de História de Educação. Anais SBHE, 2011. Pág, 01 – 11. Disponível em: <http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe6/anais_vi_cbhe/conteudo/file/1357.doc>

GÓIS JÚNIOR, Edivaldo. “Ginástica, higiene e eugenia no projeto de nação brasileira: Rio de Janeiro, século XIX e início do século XX.” Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 19, n. 1, p. 139-159, 2013.

MELO, Victor Andrade de. “Preocupações com a educação physica: o ensino de práticas corporais nas escolas fluminenses (1836 – anos 1850)”. Victor Andrade de Melo. Educação e Pesquisa, vol.44, São Paulo, 2018. On-line version. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201844175905>

MILAGRES, Pedro; SILVA, Carolina Fernandes da; KOWALSKI, Marizabel. “O higienismo
no campo da Educação Física: estudos históricos.” Motrivivência, v. 30, n. 54, p. 160-176, 2018.

SCHNEIDER, Omar; ALVARENGA, Jeizibel Alves; BRUSCHI, Marcela. “Educação, ginástica e educação física: apropriação da pedagogia moderna no Espírito Santo entre as décadas de 1910 e 1930”. ANAIS – VI Congresso Brasileiro de História da Educação, UFES, Vitória, ES, 2011. Disponível em: <http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe6/anais_vi_cbhe/conteudo/res/trab_1012.htm >

SILVA, Elis Priscila Aguiar da. “Educação física no ensino público primário no Pará: 1890-1930: prescrições e prática.” Elis Priscila Aguiar da Silva. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade doo Estado do Pará, Belém, 2016.

VERÍSSIMO, José. “A Educação Física”. In: A Educação Nacional, Porto Alegre, Mercado Aberto, 3. ed., 1985. p. 80 – 91.

VIANA, Luana Costa. “A Colonização de Corpos, Corações e Mentes: Educação e Higienismo em escritos de Periódicos Pedagógicos no Pará (1891 - 1812).” 2015. 234 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Pará - UFPA, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2015.

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

SILVA, L.; GOIS, R. de S.; DAMASCENO, R. A. de F. . EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DO HIGIENISMO NA REVISTA DE EDUCAÇÃO E ENSINO NA PRIMEIRA REPÚBLICA NO PARÁ (1891 - 1893): PHYSICAL EDUCATION IN THE CONTEXT OF HYGIENISM IN THE EDUCATION AND TEACHING MAGAZINE IN THE FIRST REPUBLIC IN PARÁ (1891 - 1893). Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 1, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.54256. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/54256. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO