Uma revisão integrativa sobre estratégias pedagógicas para alunos surdos em aulas de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.67712

Palavras-chave:

Estratégias Pedagógicas. Aluno Surdo. Educação Física.

Resumo

Na esteira da história, a Educação Física ficou correlacionada à equívoca ideia de corpo perfeito e performance em aulas, o que acarretava a exclusão de princípios educacionais, nos quais, alunos considerados “incapazes” não acessavam os saberes tratados por este componente curricular. A partir da década de 1990, a Educação Física busca, permanentemente, se distanciar desse padrão excludente e começa a oferecer estudos que se dedicam, entre outros, à construção de aulas inclusivas e que se aproximem da realidade dos escolares, para uma transformação pedagógica de aulas. O objetivo do estudo foi analisar a produção científica sobre as estratégias pedagógicas para alunos Surdos nas aulas de Educação Física, por meio de uma revisão integrativa. Os dados foram coletados nas bases de dados Portal de Periódicos CAPES e Google Acadêmico, entre os anos 2012 a 2022, utilizando-se os descritores controlados: Aluno Surdo ou Surdez and “Educação Física”; Aluno Surdo ou Surdez and Experiência Pedagógica and “Educação Física”; Aluno Surdo ou Surdez and Escola and “Educação Física”. A amostra final foi constituída por 09 (nove) artigos selecionados após análise dos títulos, resumos e textos na íntegra. Foram selecionadas as estratégias pedagógicas sugeridas e/ou utilizadas pelos docentes, separadas em três categorias: de curto, médio e longo prazo. Tais estrátegias tem como finalidade auxiliar os professores de Educação Física no planejamanto e execução de uma aula inclusiva.

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Biografia do Autor

Taynara Xavier Cruz, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Mestrado em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

 

Cláudia Mara Niquini , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);

Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)-

ORCID https://orcid.org/0000-0003-4583-0107

E-mail: claudia.niquini@ufvjm.edu.br

Raquel Schwenck de Mello Vianna Soares, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Santa Fe – Argentina;

Professora da Faculdade interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

ORCID http://orcid.org/0000-0003-2298-6109-

E-mail raquel.schwenck@ufvjm.edu.br

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Publicado

2024-03-08

Como Citar

XAVIER CRUZ, T.; MARA NIQUINI , C. .; SCHWENCK DE MELLO VIANNA SOARES, R. Uma revisão integrativa sobre estratégias pedagógicas para alunos surdos em aulas de Educação Física. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202428, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.67712. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/67712. Acesso em: 22 dez. 2024.