PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:
CONSIDERAÇÕES DOS PROGRAMAS A PARTIR DOS SEUS EDITAIS (2018-2019)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n2.61306Palavras-chave:
Residência pedagógica, PIBID, Formação de professoresResumo
A presente investigação buscou analisar as similitudes e diferenças dos editais nº 06/2018 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e nº 07/2018 da Residência Pedagógica (RP), no intuito de entender a organização e estrutura dos respectivos programas, os quais são voltados para a formação docente. Para tanto, foi realizada uma análise documental dos editais, nas seguintes seções: finalidade do edital; objetivos dos programas; definições; instituições e cursos elegíveis; fomento; requisitos de participação dos discentes e docentes. Os editais demonstraram ter várias semelhanças, como a articulação universidade/escola, valores de bolsas e a inserção do licenciando na escola básica; levantando reflexões sobre ciclos partidários no Brasil e as políticas educacionais. As diferenças identificadas nos editais referem-se, em especial, ao vínculo do bolsista (licenciando) e às condições de ingresso deles na RP. Também não se identificou articulação entre os programas nos editais. A partir dos dados, algumas normativas da RP foram consideradas ambíguas, gerando dúvidas sobre a sua implementação.
Downloads
Referências
BARBOSA, V.; FERNANDES, N. A. M. Políticas públicas para formação de professores e seus impactos na educação básica. Em Aberto, Brasília, v. 30, n. 98, p. 15. 20, jan./abr. 2017.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA, 2009.
CAPES. História e Missão. Fundação Capes, 2008. Disponível em: https://www.capes.gov.br/historia-e-missao. Acesso em: 01 ago. 2020.
CAPES. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Fundação Capes, 2008. Disponível em: https://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid. Acesso em: 22 jul. 2020.
CAPES. Relatório de gestão Pibid. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica. Brasília. 2013.
CAPES. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid Chamada Pública Para Apresentação De Propostas Edital Nº 7/2018. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01032018-edital-7-2018-pibid-pdf. Acesso em: 22 ago. 2020.
CAPES. EDITAL CAPES nº 06/2018 PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2018d. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01032018-edital-6-2018-residencia-pedagogica-pdf. Acesso em: 01 set. 2020.
CAPES. Linhas de ação da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB. Fundação Capes, 2019. Disponível em: https://www.capes.gov.br/o-que-e/92-comunicacao/9775-linhas-de-acao-da-diretoria-de-formacao-de-professores-da-educacao-basica-deb. Acesso em: 01 ago. 2020.
COSTA, C. D. C.; ANDRADE, M. D. F. R. Formação Docente e Políticas Públicas: Uma Visão Histórica. Revista Ciências Humanas, Taubaté, v. 9, n. 1, p. 48.61, jun. 2016.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
GIL, A. C. Como classificar as pesquisas. In: GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. p. 25-44.
MONTANDON, M. I. Políticas públicas para a formação de professores no Brasil: os programas Pibid e Prodocência. Revista da Abem, Londrina, v. 20, n. 28, p. 47-60, 2012.
PEREIRA, F. A.; PINHO, M. J.; PINHO, E. M. D. C. A década da educação e as políticas de formação de professores: um convite à reflexão. Revista Tema em Educação, João Pessoa, v. 23, n. 1, p. 104-115, jan./jun. 2014.
ROMAGNOLLI, C.; SOUZA, S. L.; MARQUES, R. A. Os impactos do PIBID no processo de formação inicial de professores: experiências na parceria entre educação básica e superior. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, 2014., Sorocaba: UNISO, 2014. p. 1-8.
TANCREDI, R. M. S. P. Aprendizagem da docência e profissionalização: elementos de uma discussão. 1. ed. São Carlos: EdUFSCar, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).