EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PROMOÇÃO DA SAÚDE: o que nos dizem os professores sobre suas práticas educativas?
what teachers tell us about their educational practices?
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.55271Palavras-chave:
Professor, Escola, Educação Física, SaúdeResumo
O presente estudo configura-se como uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, que buscou compreender como professores de Educação Física tratam e desenvolvem o tema saúde em suas aulas na escola. A partir do objetivo geral, a investigação analisa como os professores investigados compreendem o conceito de saúde; como propõem suas intervenções no campo da cultura corporal em articulações com o tema saúde; e em que medida o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) contribui para o professor sobre o específico tema. Para tanto, a investigação foi realizada mediante entrevistas semiestruturadas, realizadas junto a seis professores de educação física que atuam em instituições públicas estaduais de ensino. Para análise dos dados, o trabalho fundamentou-se na análise de conteúdo. Os professores entrevistados compreendem o conceito de saúde para além da ausência de doença e acreditam que há vários fatores que interferem nessa condição. Durante seus relatos foi possível verificar que eles articulam alguns conteúdos da educação física com o tema durante suas práticas pedagógicas, porém em uma perspectiva biologicista, carecendo de reflexões e de contribuições do PIBID neste valioso tema na escola.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: apresentação de temas transversais. Brasília: Ministério da Educação, 1998.
BRASIL. Fundação CAPES. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Set.2008. Disponível em <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid> Acesso em: agosto de 2019.
BRASIL. Ministério da Saúde. 8ª Conferência Nacional de Saúde. In: 8ª. Conferência Nacional de Saúde (Anais...) Brasília: MG, 1986. 430 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em: julho/2019.
DARIDO, S.C; RODRIGUES, A.C.B; SANCHES, L.N. Saúde, Educação Física escolar e a produção do conhecimento no Brasil. In: XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e II Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 16 a 21 de setembro, Recife, PE. (Anais...) Recife: CBCE, 2007, 9 p.
DEVIDE, P. Educação Física, Qualidade de Vida e Saúde: campos de intersecção e reflexões sobre a intervenção. Movimento, Porto Alegre, V. 8, n. 2, p.77-84, maio/agosto, 2002.
FERREIRA, M.S. Aptidão física e saúde na educação física escolar: ampliando o enfoque. Rev. Bras. Cienc. Esporte, v. 22, n. 2, p. 41-54, jan. 2001.
FRAGA, A. B. Exercício da informação: governo dos corpos no mercado da vida ativa. 175 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
GONZÁLEZ, F.J; FRAGA, A.B. Afazeres da Educação Física na escola: planejar, ensinar, partilhar. 1 ed. Erechim: Edelbra, 208 p. 2012.
GONZÁLEZ, F.J; SCHWENGBER, M.S.V. Práticas pedagógicas em Educação Física: espaço, tempo e corporeidade. 1 ed. Erechim: Edelbra, 144p. 2012.
GUEDES, J.E.R.P. GUEDES, D.P. Características dos programas de educação física escolar. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, 11(1):49-62, jan/jun. 1997.
GUEDES, D.P. Educação para a saúde mediante programas de educação física escola. Motriz - Volume 5, Número 1, Junho/1999.
MARCONI, M.A; LAKATOS, E.M. Fundamentos de Metodologia Científica.5 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2003.
MINAYO, M.C.S. Ciência, técnica e arte: O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M.C.S (Org.); DESLANDES, S.F; NETO, O.C; GOMES, R. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis-RJ: Vozes, p.09-29, 2002.
MOREIRA, L.L. Sobrepeso e obesidade infantil: utilização de diferentes metodologias de treinamento em escolares do munícipio de Diamantina-MG. 33p. Dissertação (Mestrado Profissional – Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2017.
NAHAS, M.V; CORBIN, C.B. Educação para a aptidão física e saúde: justificativa e sugestões para implementação nos programas de educação física. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, vol. 06, nº 3, p. 14-24, 1992.
PERIM, C. M. Construção participativa de um jogo para trabalhar na escola o conceito ampliado de saúde.133 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Saúde) – Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016.
RUFINO, L.G.B; DARIDO, S.C. Educação física escolar, tema transversal, saúde e livro didático: possíveis relações durante a prática pedagógica. Revista Brasileira Ciência e Movimento, ;21(3): 21-34, 2013.
SOUSA, M.C; GUIMARÃES, A.P.M; AMANTES, A. A Saúde nos Documentos Curriculares Oficiais para o Ensino de Ciências: da Lei de Diretrizes e Bases da Educação à Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p.129-153, 2019.
TEIXEIRA, A.L.S; DESTRO, D.S. Obesidade infantil e educação física escolar: possibilidades pedagógicas. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery. Curso de Educação Física - N. 9, jul/dez. 2010.
VAGO, T.M. Pensar a educação física na escola: para uma formação cultural da infância e da juventude. Cadernos de Formação RBCE, p. 25-42, set. 2009.
ZANCHA, D. et al. Conhecimento dos professores de educação física Escolar sobre a abordagem saúde renovada e a temática saúde. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 11, n. 1, p. 204-217, jan./mar. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Temas em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).