EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PROMOÇÃO DA SAÚDE: o que nos dizem os professores sobre suas práticas educativas?
what teachers tell us about their educational practices?
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.55271Palavras-chave:
Professor, Escola, Educação Física, SaúdeResumo
O presente estudo configura-se como uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, que buscou compreender como professores de Educação Física tratam e desenvolvem o tema saúde em suas aulas na escola. A partir do objetivo geral, a investigação analisa como os professores investigados compreendem o conceito de saúde; como propõem suas intervenções no campo da cultura corporal em articulações com o tema saúde; e em que medida o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) contribui para o professor sobre o específico tema. Para tanto, a investigação foi realizada mediante entrevistas semiestruturadas, realizadas junto a seis professores de educação física que atuam em instituições públicas estaduais de ensino. Para análise dos dados, o trabalho fundamentou-se na análise de conteúdo. Os professores entrevistados compreendem o conceito de saúde para além da ausência de doença e acreditam que há vários fatores que interferem nessa condição. Durante seus relatos foi possível verificar que eles articulam alguns conteúdos da educação física com o tema durante suas práticas pedagógicas, porém em uma perspectiva biologicista, carecendo de reflexões e de contribuições do PIBID neste valioso tema na escola.
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