HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA DITADURA MILITAR (1964-1985):
o projeto do movimento brasileiro de alfabetização (MOBRAL)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.70702Palavras-chave:
História da Educação; Ditadura Militar; Movimento Brasileiro de Alfabetização; Mobral;Resumo
Este artigo objetiva problematizar a história da educação durante a ditadura militar (1964-1985), com recorte no projeto de alfabetização de adolescentes, e pessoas adultas, do Movimento Brasileiro de Alfabetização, mais conhecido como Mobral (1967-1985). Propomos apresentar o debate com elementos que cotejam as propostas do Estado militar para a educação pública brasileira em diferentes modalidades de ensino, enfatizando o projeto de alfabetização do Mobral. Em um Estado militarizado escorado pela lei de segurança nacional, o campo educacional foi foco de censura, repressão, perseguição e de resistências por parte de grupos que se opunham ao projeto ditatorial. Controlar a liberdade de produção de conhecimento, de debates e propostas democráticas em todas as modalidades de ensino, possibilitou a criação do Mobral, projeto que estava inserido em um contexto de desmobilização da proposta democrática de educação popular, e de controle do ensino por parte das forças armadas.
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