EMPODERAMENTO PROFISSIONAL E CIDADÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE PARATIBE- PARAÍBA- BRASIL

PROFESSIONAL EMPOWERMENT AND CITIZEN OF THE HEALTH PROFESSIONAL IN THE QUILOMBOLA COMMUNITY OF PARATIBE – PARAÍBA- BRAZIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.54300

Palavras-chave:

Educação Popular em Saúde, Extensão Popular, Comunidade quilombola

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre os aprendizados acerca da vivência que se deu na comunidade quilombola de Paratibe, na zona sul do município de João Pessoa/Paraíba, pelos extensionistas do Projeto Aquarela, oriundo do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba. Tomo como ponto de partida para a reflexão a minha experiência de aprendizado como integrante da extensão popular em saúde, de 2013 a 2015. Acredito que a prática da extensão popular ganha potencial transformador da formação social e cidadã do profissional da saúde, com o exercício da horizontalidade e estabelecimento de vínculos de respeito, confiança e alteridade. O território do quilombo proporcionou aprendizados humanos, sociais e políticos muito caros à nossa formação cidadã, os quais ampliaram a nossa capacidade de enxergar a coletividade e a nós mesmos. E hoje é possível verificar a maneira como fomos transformados, assim como a comunidade, em sua mudança de percepção sobre a atuação da Universidade, e suas práticas; vivenciamos o processo de transpor os muros. O aprendizado vívido do desempenho da academia no seu papel de contribuir na construção de uma nova sociedade e na constituição de sujeitos transformadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Domingos da Cunha, Instituto Aggeu Magalhães- Fiocruz/PE

Saúde Pública, Epidemiologia infantil, Saúde da Criança e Iniquidades em saúde.

Wilton Wilney Nascimento Padilha, Universidade Federal da Paraíba

Doutor pela Universidade de São Paulo. Professor dos Programas de Pós- Graduação em Saúde Coletiva e Odontologia da UFPB.

Referências

ALVES, R. Religião e Repressão. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

BANAL, A.; FORTES, M. E. P. Quilombos da Paraíba: a realidade de hoje e os desafios para o futuro. João Pessoa: Imprell Gráfica e Editora, 2013. 312p.

BETTO, Frei. O que é Comunidade Eclesial de Base. São Paulo, Brasiliense, 1981.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A cultura do povo e a educação popular. In: A questão política da educação popular. 2. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1980.

COSTA, J. B.; GROSFOGUEL, R. Decolonialidade e perspectiva negra. Revista Sociedade e Estado – Volume 31. Número 1 janeiro /abril. 2016.

COUTINHO, S. E.; CUNHA, R. D. O Cuidado da criança quilombola. I Mostra de Trabalho de Conclusão de Curso da Enfermagem/UFPB. 2017.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

MUNANGA, Kabengele. Por que ensinar a história de África e do negro no Brasil de hoje? Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 62, p. 20-31, 2015. Disponível em: www.scielo.br>pdf>rieb. Acesso em: julho de 2020.

NASCIMENTO, M. B. O conceito de quilombo e a resistência cultural negra. Afrodiáspora Nos. 6-7, pp. 41-49. 1985.

REICHERT, A. P.; VIEIRA, D.; CUNHA, R. D. Primeira semana saúde integral: construção e validação de instrumento para visita domiciliar ao recém-nascido, experiência de mães quilombolas com a visita domiciliar na primeira semana de vida do filho. XXIV Encontro de Iniciação Científica da UFPB – Formação Cidadã: Diversidade e Diálogo de Saberes. 2016.

RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das letras, 1995.

SANTOS, B. S. A construção multicultural da igualdade e da diferença. Oficina do Centro de Estudos Sociais nº 135. Coimbra, 1999. 61p.

STEWART, T.A. La Nueva riqueza de las organizaciones: el capital intelectual. Buenos Aires, Granica, 1998, p. 33.

Downloads

Publicado

2021-01-26

Como Citar

DA CUNHA, R. D.; NASCIMENTO PADILHA, W. W. . EMPODERAMENTO PROFISSIONAL E CIDADÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE PARATIBE- PARAÍBA- BRASIL: PROFESSIONAL EMPOWERMENT AND CITIZEN OF THE HEALTH PROFESSIONAL IN THE QUILOMBOLA COMMUNITY OF PARATIBE – PARAÍBA- BRAZIL. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 1, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.54300. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/54300. Acesso em: 19 out. 2021.

Edição

Seção

Dossiê - Extensão Popular