Etnociência indígena:

discussões sobre preservação ambiental na perspectiva de egressos indígenas da Licenciatura Intercultural da Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.64922

Palavras-chave:

Etnociência. Indígenas. Amazônia.

Resumo

A etnociência, na perspectiva indígena, é uma forma particular do grupo de pensar e produzir conhecimentos. Sendo assim, por ser culturalmente de tradição oral, é necessário encontrar forma de sistematizar esses conhecimentos de forma escrita, garantindo que não se percam com o passar do tempo. O objetivo da presente pesquisa foi investigar a etnoconservação da biodiversidade, por meio da preservação ambiental, na perspectiva de egressos indígenas em seus escritos interculturais de conclusão de curso. A metodologia envolve uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, sendo analisados 22 trabalhos de conclusão de curso de egressos disponibilizados na página do departamento da Licenciatura em Educação Intercultural da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Os resultados trazem discussões importantes sobre a preservação ambiental na perspectiva dos egressos indígenas, produzidos com suas comunidades, apontando não apenas a sua importância, mas também o reconhecimento de consequências advindas dos impactos ambientais negativos em seus territórios indígenas. É essencial, por meio da etnociência, sistematizar esses etnoconhecimentos tendo em vista o seu registro escrito e por meio deles pensar em soluções para preservação ambiental.

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Biografia do Autor

Douglas Junior de Souza Alves, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Mestrando da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR - Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Natureza – PGECN. Bolsista no Programa de Bolsas Demanda Social, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. ORCID: 0000-0003-0302-318X. E-mail: douglaskcoal1@hotmail.com

José Roberto Linhares de Mattos, Universidade Federal Fluminense

Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Docente do Programa de Mestrado em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Docente do Programa de Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC/UFMT/UFPA/UEA. Líder do grupo internacional de pesquisa Educação em Fronteiras - EmF/UFF/CNPq. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática e Cultura - GEPEC/UFRRJ/CNPq. Coordenador do GT05 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM. Membro do Comité Latinoamericano de Matemática Educativa – CLAME. Coordenador Regional do Sudeste da Red Internacional de Etnomatemática no Brasil. ORCID: 0000-0002-4075-6764. E-mail: jrlinhares@gmail.com

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

JUNIOR DE SOUZA ALVES, D.; DE OLIVEIRA NUNES, R.; LINHARES DE MATTOS, J. R. Etnociência indígena: : discussões sobre preservação ambiental na perspectiva de egressos indígenas da Licenciatura Intercultural da Amazônia. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202316, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.64922. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64922. Acesso em: 14 nov. 2024.