O CONHECIMENTO DISCIPLINAR DOCENTE PARA ENSINAR CIÊNCIAS NATURAIS: REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
TEACHING DISCIPLINARY KNOWLEDGE TO TEACH NATURAL SCIENCES: REFLECTIONS FOR TEACHER’S INITIAL TRAINING
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2017v26n2.35881Palavras-chave:
Conhecimento profissional, Conhecimento disciplinar, Profissionalização docenteResumo
O conhecimento do conteúdo a se ensinar é considerado relevante na constituição da profissionalização da docência. Ele é a maior competência do professor. Por isso, diversos estudos têm abordado os conhecimentos profissionais dos professores para ensinar ciências enfatizando o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, e o conhecimento disciplinar tem sido menos estudado. Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre o conhecimento profissional disciplinar, com foco em sua natureza e em sua dimensão e se mostra que, como às vezes se supõe, ele não se configura apenas no corpo teórico. Esta reflexão pode contribuir para que se repense a formação inicial dos professores de ciências, na perspectiva da profissionalização da docência.
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