O CONHECIMENTO DISCIPLINAR DOCENTE PARA ENSINAR CIÊNCIAS NATURAIS: REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

TEACHING DISCIPLINARY KNOWLEDGE TO TEACH NATURAL SCIENCES: REFLECTIONS FOR TEACHER’S INITIAL TRAINING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2017v26n2.35881

Palavras-chave:

Conhecimento profissional, Conhecimento disciplinar, Profissionalização docente

Resumo

O conhecimento do conteúdo a se ensinar é considerado relevante na constituição da profissionalização da docência. Ele é a maior competência do professor. Por isso, diversos estudos têm abordado os conhecimentos profissionais dos professores para ensinar ciências enfatizando o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, e o conhecimento disciplinar tem sido menos estudado. Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre o conhecimento profissional disciplinar, com foco em sua natureza e em sua dimensão e se mostra que, como às vezes se supõe, ele não se configura apenas no corpo teórico. Esta reflexão pode contribuir para que se repense a formação inicial dos professores de ciências, na perspectiva da profissionalização da docência.

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Biografia do Autor

Isauro Beltrán Núñez, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Titular Centro de Educação UFRN. Doutor em Pedagogia. Pesquisa sobre formação de professores de ciencias e formação de conceitos cientificos na perspectiva da teoria de P. Ya. Galperin.

Betânia Leite Ramalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular do Centro de Educação da UFRN. Doutora em Educação. Pesquisa sobre Formação de professores.

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Publicado

2018-06-20

Como Citar

NÚÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L. O CONHECIMENTO DISCIPLINAR DOCENTE PARA ENSINAR CIÊNCIAS NATURAIS: REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: TEACHING DISCIPLINARY KNOWLEDGE TO TEACH NATURAL SCIENCES: REFLECTIONS FOR TEACHER’S INITIAL TRAINING. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 10–37, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2017v26n2.35881. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/35881. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO