A percepção das universidades da região Norte sobre divulgação científica junto à mídia

Autores

  • Inara Regina Batista da Costa
  • Rafael Sbeghen Hoff

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n7.53856

Palavras-chave:

Divulgação científica, Comunicação pública, Universidade.

Resumo

O objetivo do estudo é medir a percepção das assessorias de comunicação de universidades públicas quanto ao relacionamento com a mídia no que se refere à divulgação científica como política de comunicação. Para isso, utilizou-se pesquisa de natureza descritiva com coleta de dados primários do tipo survey. O universo da pesquisa é formado por instituições federais de ensino superior, com recorte para as universidades localizadas na região Norte do Brasil. Entre os principais resultados destacam-se o subaproveitamento dos pesquisadores como fontes jornalísticas, a maioria das universidades não possuem política de comunicação e quase metade dos respondentes discordam que os jornalistas demonstram interesse pelas pesquisas de universidades. Este resultado alerta e ao mesmo tempo sugere oportunidade de repensar a política de comunicação e o processo de divulgação científica.

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Publicado

2020-07-09

Edição

Seção

Artigos