O jornalista nas universidades públicas federais: um estudo sobre a segmentação desse grupo profissional

Autores

  • Gabriela Silva Meneses

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n7.60118

Palavras-chave:

Jornalista, Universidade, Identidade, Etnografia, Segmentos.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o processo de segmentação dos jornalistas que trabalham nas universidades federais como parte da construção das identidades desses profissionais. A partir de três marcadores de análise - a ideologia compartilhada, as tarefas desempenhadas e as negociações de identidade com outros atores sociais -, por meio de uma etnografia, foram identificados seis segmentos nessa profissão: repórter/editor, assessor de imprensa, divulgador da ciência, gestor/administrador, relações públicas e comunicador público. Os resultados da pesquisa apontam para a heterogeneidade da identidade jornalística e para a pluralidade da comunicação universitária.

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Publicado

2021-07-20

Edição

Seção

Artigos