A representação social do personagem surdo na turma da Mônica

Autores

  • Cleudinea Paurá Silveira

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n11.64620

Palavras-chave:

Representação social. Surdo. Senso comum. Turma da Mônica.

Resumo

Os estudos científicos focalizados na representação social contribuem para a compreensão acerca de como se constrói, no imaginário de cada um, o senso comum.  Aborda-se tal problemática dentro do campo das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. Analisa-se a maneira como o personagem surdo é representado nos episódios, pois existe a hipótese de que a transformação do personagem se deve ao reflexo da visibilidade das políticas de inclusão e legislação assimiladas pelo autor, Maurício de Sousa. A investigação é embasada pela Teoria da Representação Social e o corpus da pesquisa é constituído por três exemplares das revistas e por tirinhas colhidas do acervo digital de um jornal e de um site específico em HQs. Identifica-se que o olhar do autor foi se moldando a cada episódio, tornando o personagem mais significativo, entretanto a cada narrativa, nota-se, a construção da representação do sujeito surdo sempre gira em torno do fato do personagem não possuir uma língua oral.

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Publicado

2022-11-21

Edição

Seção

Artigos