Feminino midiático: contra hegemonia nas mídias digitais

Autores

  • Vitória Hellen de Souza Alves
  • Joseylson Fagner dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n10.71721

Palavras-chave:

TikTok. Geração Z. Contra hegemonia. Mídias Digitais. Feminino.

Resumo

O termo pick me girl descreve uma paródia a um comportamento recorrente em décadas passadas, entre os anos de 1990 e 2010. O padrão foi divulgado, principalmente, por meio de produções hollywoodianas, como séries e filmes, e posteriormente se tornou conhecido de forma satirizada, com o objetivo de chamar a atenção para os comportamentos misóginos retratados midiaticamente. O seguinte artigo busca compreender a origem e definição do conceito, refletindo-o como não apenas um arquétipo da cultura pop, mas um fenômeno que pode ser analisado como resultado de uma luta geracional contra estereótipos nocivos perpetuados pela grande mídia. Para isso, será realizada uma análise de vídeos da plataforma social TikTok durante os anos de 2020 a 2022.

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Publicado

2024-10-21

Edição

Seção

Artigos