O uso de abordagens ambientais locais como ferramenta da educação ambiental crítica em escola pública do agreste pernambucano

Autores

  • Victória Viviane da Silva
  • Roberto Araújo Sá

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n10.71738

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Meio Ambiente. Impactos Ambientais. Percepção Ambiental.

Resumo

A educação ambiental (EA) associada à escola envolvendo os problemas ambientais locais, tende a possibilitar ações que venham mitigar fatores que vêm contribuindo para alterações climáticas, tais como os resíduos sólidos. A pesquisa teve como objetivo compreender a importância da Educação Ambiental Crítica na formação dos estudantes da Educação Básica numa escola pública, usando como problemática os problemas socioambientais locais do município de Santa Cruz do Capibaribe-PE. A coleta de dados partiu de uma oficina pedagógica subdividida em 02 partes: a) aplicação de um questionário com a participação de 22 alunos para analisar as concepções prévias dos estudantes sobre questões ambientais associadas a economia local; b) produção de um material didático que abordasse os problemas socioambientais locais a partir de uma divulgação científica. As análises revelam que os alunos conseguiram compreender que os problemas ambientais estavam associados não apenas ao lixo gerado nas residências, mas também a toda indústria têxtil que movimenta a cidade.

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Publicado

2024-10-21

Edição

Seção

Artigos