Marca pessoal e presença digital: estratégias para graduandos em design gráfico no mercado de trabalho

Autores

  • Maria Luísa Bocchi Espíndola
  • Álvaro Roberto Dias
  • Guilherme Sauthier
  • Ricardo Triska

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n11.72143

Palavras-chave:

Personal branding. Design gráfico. Website portfólio. Redes sociais.

Resumo

Este estudo busca compreender a importância da marca pessoal e da presença digital para graduandos em design gráfico ingressarem no mercado de trabalho. A pesquisa inclui uma revisão de literatura e a aplicação do Processo de Gestão de Marcas de Wheeler (2019), adaptado às necessidades dos graduandos. Quatro questionários qualitativos foram utilizados nas primeiras fases do processo. A análise teórico-prática revelou que a marca pessoal é crucial no processo de criação, enquanto a presença digital é vital para gerar visibilidade online. Conclui-se que ambos são essenciais para um ingresso estratégico e bem-sucedido no mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-11-21

Edição

Seção

Artigos