Discurso e a Prática de Inclusão da Pessoa com Deficiência: análise de um estudo de caso brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2024v14n2.67318

Palavras-chave:

Pessoa com deficiência, Políticas de inclusão, Gestão de Pessoas

Resumo

Objetivo: Analisar como funciona o processo de inclusão da pessoa com deficiência de uma instituição de ensino profissional privada de Belo Horizonte, Minas Gerais, a partir das narrativas de funcionários com deficiência e funcionários sem deficiência da área de gestão de pessoas. Método: Abordagem descritiva e qualitativa em um estudo de caso único, com 36 participantes, realizando a técnica de análise de conteúdo. Resultados principais: A instituição possui o discurso voltado para a promoção da inclusão social, porém não possui políticas de inclusão e, assim, não se compromete institucionalmente. Há disparidade entre o discurso alinhado com a equipe de gestão de pessoas quanto às ações para promoção da inclusão e o que de fato é praticado, por isso, a instituição vem realizando a integração e não a inclusão, condicionada ao cumprimento da Lei de Cotas brasileira. Contribuições acadêmicas: Ao pesquisar sobre processo de inclusão das pessoas com deficiência, é importante verificar o alinhamento com a gestão de pessoas. Contribuições práticas: A instituição teve acesso aos resultados da pesquisa, desenvolveu uma Instrução de Trabalho de Educação Inclusiva em abril de 2021, uma política de educação inclusiva no mesmo período e um Manual de Recursos Inclusivos para comunicação em abril de 2022. Com a atual gestão, está sendo criada uma área de diversidade, equidade e inclusão, mas a Instituição permanece sem cumprir a cota para pessoas com deficiência.

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Biografia do Autor

Renata Cristina Gomes Batista, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas, Mestre em administração pelo Centro Universitário UNA e Bacharel em Administração pelo Centro Universitário UNIBH. Pesquisadora do GEDI- Grupo de Estudos de Diversidade e Inclusão.

Thiago Soares Nunes, Universidade Fumec

Professor do Curso de Graduação em Administração e do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade FUMEC. Pós-Doutorado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Cláudia Aparecida Avelar Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Estágio Pós-doutoral em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGA-PUC MINAS). Pós doutora em Geografia- Tratamento Espacial da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela PUC MINAS. Doutora em Administração (PUC MINAS). Pesquisadora do GEDI - Grupo de Estudos de Diversidade e Inclusão.

Simone Costa Nunes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorado (2007) e Mestrado (1999) em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, nas áreas de Novas Tecnologias Gerenciais e Organizações e Recursos Humanos, respectivamente; Graduação em Administração (1990). Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (desde 1998). Desde 2008, faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/PUC Minas. Coordenadora do GEDI- Grupo de Estudos de Diversidade e Inclusão.

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Publicado

2024-09-11

Como Citar

Batista, R. C. G. ., Nunes, T. S. ., Ferreira, C. A. A. ., & Nunes, S. C. (2024). Discurso e a Prática de Inclusão da Pessoa com Deficiência: análise de um estudo de caso brasileiro. Teoria E Prática Em Administração, 14(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2024v14n2.67318

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)