Um estudo sobre a criação, transferência e governança do conhecimento por meio de programas stricto sensu profissionais em administração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2024v14n2.70570

Palavras-chave:

governança, conhecimento, inovaçao, pesquisa, artefato

Resumo

Objetivo: Este estudo tem como objetivo demonstrar a importância de programas stricto sensu em administração na modalidade profissional, em Instituições de Ensino Superior no Brasil, que se preocupam com a pesquisa e sua respectiva produção de conhecimento. A possibilidade objetiva de geração de produtos (artefatos) representa a materialização do conhecimento contribuindo assim para o desenvolvimento da sociedade. Metodologia: Como metodologia de estudo optou-se por uma abordagem centrada na análise teórica e pesquisa bibliográfica, considerando o momento atual de produção científica no país. A relevância deste trabalho reside no fato do novo modelo de avaliação dos cursos de pós-graduação stricto sensu no Brasil apontar para a necessidade de comprovação do impacto social dos programas, fato que deve demandar novas abordagens metodológicas, teóricas e práticas no tratamento desta questão. Principais resultados: Como contribuição para a gestão discute-se a apresenta-se a importância desta temática para as organizações e os benefícios que dela poderiam advir em prol da sociedade, por meio da geração de impactos positivos em sua aplicação decorrente da produção dos artefatos resultantes dos programas stricto sensu em administração na modalidade profissional. e suas. Contribuições acadêmicas e práticas: Os principais resultados apontam para as possibilidades da criação e governança do conhecimento resultante da interação entre as instituições de ensino superior e as organizações.

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Biografia do Autor

Ronaldo Raemy Rangel, FGV-SP

Possui graduação em Ciências Econômicas e especialização em Finanças Corporativas pela Universidade Candido Mendes, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutorado em Desenvolvimento Econômico (área de concentração História Econômica) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor de pós-graduação da PUC-Minas, mentor at Booth School of Business Executive Education, professor visitante e coordenador dos programas em Inteligência Empresarial e em Governança Corporativa e Gestão de Alta Performance da Fundação Getulio Vargas e pesquisador convidado na Faculdade de Economia da UFF . É sócio de consultoria especializada em Estudos e Projetos e atua principalmente nos temas: concorrência; governança e continuidade e; inteligência em negócios.

 

CV: http://lattes.cnpq.br/0568681030105027

Angelo Palmisano, UNIVAG

Doutor em Ciências Sociais (2003), Mestre em Administração (1999), Graduado em Administração de Empresas (1981), todos cursados na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Atuou como Pró-Reitor Acadêmico e Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Complexo Educacional FMU. Coordenou o Programa e atuou como Professor do Mestrado Profissional de Administração em Governança Corporativa do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU até outubro de 2015. Possui experiência nas áreas de administração empresarial e educacional, sobretudo como professor e gestor acadêmico no ensino superior (graduação e pós-graduação), ensino a distância, educação continuada, avaliação institucional, gestão do conhecimento, gestão da qualidade, gestão da tecnologia da informação, inovação tecnológica, gestão de pessoas e governança corporativa. É sócio diretor da Pereira e Palmisano Consultoria e Treinamentos nas áreas de gestão empresarial e educação superior. Atua como pesquisador em grupos de pesquisa nas áreas de gestão, estratégia empresarial, qualidade, engenharia, arquitetura e urbanismo, ética, sustentabilidade, responsabilidade social, governança corporativa e compliance. Atua em reestruturação acadêmica e administrativa de instituições de ensino superior desde 1997. Coordenador adjunto do curso de mestrado acadêmico em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG, em associação com a PUC Campinas.

CV: http://lattes.cnpq.br/6569832225168001

Alessandro Marco Rosini, UNIDERP

Experiência e atuação na área de Tecnologia da Informação e Gestão Educacional nos segmentos empresarial e educacional, nas áreas industrial, distribuição e de serviços, apresentando visão sistêmica e multidisciplinar. Doutorado em Comunicação e Semiótica - Tecnologia da Informação e Mestrado em Administração de Empresas - Planejamento Estratégico pela PUC-SP, Pós-graduação em Administração de Empresas, Graduado em Física. Professor Universitário (Mestrado, Pós-Graduação e Graduação) nas áreas de administração, tecnologia, educação e comunicação envolvendo as subáreas de tecnologias da informação e comunicação, organização e estratégia. Cv lattes: http://lattes.cnpq.br/5109240355917713.

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Publicado

2024-11-06

Como Citar

Rangel, R. R., Palmisano, A., & Rosini, A. M. (2024). Um estudo sobre a criação, transferência e governança do conhecimento por meio de programas stricto sensu profissionais em administração. Teoria E Prática Em Administração, 14(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2024v14n2.70570

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)