Um estudo sobre a criação, transferência e governança do conhecimento por meio de programas stricto sensu profissionais em administração
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2024v14n2.70570Palavras-chave:
governança, conhecimento, inovaçao, pesquisa, artefatoResumo
Objetivo: Este estudo tem como objetivo demonstrar a importância de programas stricto sensu em administração na modalidade profissional, em Instituições de Ensino Superior no Brasil, que se preocupam com a pesquisa e sua respectiva produção de conhecimento. A possibilidade objetiva de geração de produtos (artefatos) representa a materialização do conhecimento contribuindo assim para o desenvolvimento da sociedade. Metodologia: Como metodologia de estudo optou-se por uma abordagem centrada na análise teórica e pesquisa bibliográfica, considerando o momento atual de produção científica no país. A relevância deste trabalho reside no fato do novo modelo de avaliação dos cursos de pós-graduação stricto sensu no Brasil apontar para a necessidade de comprovação do impacto social dos programas, fato que deve demandar novas abordagens metodológicas, teóricas e práticas no tratamento desta questão. Principais resultados: Como contribuição para a gestão discute-se a apresenta-se a importância desta temática para as organizações e os benefícios que dela poderiam advir em prol da sociedade, por meio da geração de impactos positivos em sua aplicação decorrente da produção dos artefatos resultantes dos programas stricto sensu em administração na modalidade profissional. e suas. Contribuições acadêmicas e práticas: Os principais resultados apontam para as possibilidades da criação e governança do conhecimento resultante da interação entre as instituições de ensino superior e as organizações.
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