A study on the creation, transfer and governance of knowledge through professional stricto sensu programs in administration

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2024v14n2.70570

Keywords:

Governance, Knowledge, Innovation, Research, Artefact

Abstract

Purpose: To demonstrate the importance of stricto sensu graduate programs in administration in the professional modality, in Higher Education Institutions in Brazil, which are concerned with research and its respective knowledge production. The objective possibility of generating products (artifacts) represents the materialization of knowledge, thus contributing to the development of society. Methodology: The study methodology opted for an approach focused on theoretical analysis and bibliographic research, considering the current moment of scientific production in the country. The relevance of this work lies in the fact that the new evaluation model for stricto sensu graduate courses in Brazil points to the need to prove the social impact of the programs, which should demand new methodological, theoretical and practical approaches in dealing with this issue. Main Results: As a contribution to management, the importance of this theme for organizations and the benefits that could come from it for the benefit of society are discussed, through the generation of positive impacts in its application resulting from the production of artifacts resulting from stricto sensu programs in administration in the professional modality. and its. Academic and practical contributions: The main results point to the possibilities of creating and governing knowledge resulting from the interaction between higher education institutions and organizations.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ronaldo Raemy Rangel, FGV-SP

Possui graduação em Ciências Econômicas e especialização em Finanças Corporativas pela Universidade Candido Mendes, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutorado em Desenvolvimento Econômico (área de concentração História Econômica) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor de pós-graduação da PUC-Minas, mentor at Booth School of Business Executive Education, professor visitante e coordenador dos programas em Inteligência Empresarial e em Governança Corporativa e Gestão de Alta Performance da Fundação Getulio Vargas e pesquisador convidado na Faculdade de Economia da UFF . É sócio de consultoria especializada em Estudos e Projetos e atua principalmente nos temas: concorrência; governança e continuidade e; inteligência em negócios.

 

CV: http://lattes.cnpq.br/0568681030105027

Angelo Palmisano, UNIVAG

Doutor em Ciências Sociais (2003), Mestre em Administração (1999), Graduado em Administração de Empresas (1981), todos cursados na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Atuou como Pró-Reitor Acadêmico e Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Complexo Educacional FMU. Coordenou o Programa e atuou como Professor do Mestrado Profissional de Administração em Governança Corporativa do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU até outubro de 2015. Possui experiência nas áreas de administração empresarial e educacional, sobretudo como professor e gestor acadêmico no ensino superior (graduação e pós-graduação), ensino a distância, educação continuada, avaliação institucional, gestão do conhecimento, gestão da qualidade, gestão da tecnologia da informação, inovação tecnológica, gestão de pessoas e governança corporativa. É sócio diretor da Pereira e Palmisano Consultoria e Treinamentos nas áreas de gestão empresarial e educação superior. Atua como pesquisador em grupos de pesquisa nas áreas de gestão, estratégia empresarial, qualidade, engenharia, arquitetura e urbanismo, ética, sustentabilidade, responsabilidade social, governança corporativa e compliance. Atua em reestruturação acadêmica e administrativa de instituições de ensino superior desde 1997. Coordenador adjunto do curso de mestrado acadêmico em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG, em associação com a PUC Campinas.

CV: http://lattes.cnpq.br/6569832225168001

Alessandro Marco Rosini, UNIDERP

Experiência e atuação na área de Tecnologia da Informação e Gestão Educacional nos segmentos empresarial e educacional, nas áreas industrial, distribuição e de serviços, apresentando visão sistêmica e multidisciplinar. Doutorado em Comunicação e Semiótica - Tecnologia da Informação e Mestrado em Administração de Empresas - Planejamento Estratégico pela PUC-SP, Pós-graduação em Administração de Empresas, Graduado em Física. Professor Universitário (Mestrado, Pós-Graduação e Graduação) nas áreas de administração, tecnologia, educação e comunicação envolvendo as subáreas de tecnologias da informação e comunicação, organização e estratégia. Cv lattes: http://lattes.cnpq.br/5109240355917713.

References

Baêta, A. M., & Vasconcelos, R, M. (2003). A transferência e o compartilhamento do conhecimento em uma empresa incubada. Revista de Administração Pública, 37(6), 1197-1207.

Barbieri, J. C. (2014). Organizações inovadoras: estudos e casos brasileiros. Rio de Janeiro: FGV.

Barros, K. S. (2011). Réplica 1 – o que é um ensaio? Revista de Administração Contemporânea, 15(2), 333-337. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552011000200011

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Brasil). (2016). Requisitos para a Apresentação de Propostas de Cursos Novos (APCN). Recuperado de: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-autorizacao-abertura-novos-cursos-pos-graduacao-stricto-sensu-mestrado-doutorado-brasil-apcn. Acesso 30 out 2024.

Costa, F. J., Machado, M. A. V., & Câmara, S. F. (2022). Por uma orientação ao impacto societal da pós-graduação em Administração no Brasil. Cadernos EBAPE.BR, 20(6), 823–835. https://doi.org/10.1590/1679-395120210222

Davenport, T. H., & Prusak, L. (1998). Working Knowledge. Boston: Havard Business School Press.

Diniz, D. M., Cruz, M. A., & Corrêa, V. S. (2018). Fatores Críticos da Transferência de Conhecimento entre Universidade e Empresa (U-E). Revista Eletrônica de Administração, 24(2), 230-252. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.210.83919

Drucker, P. (1998). Administrando para obter resultados. São Paulo: Pioneira.

Figueiredo, F., Ferreira, J., Marques, C., & Vieira, J., Neto. (2014). A Dimensão Conceitual da Transferência de Conhecimento como Fator-Chave para a Inovação. Revista Eletrônica de Administração e Ciências Contábeis, 43, 1-24. http://dx.doi.org/10.22409/sbijounal2014.i43.a10227

Foss, N. J. (2007). The emerging knowledge governance approach: Challenges and Characteristics. Organization Science, 14(1), 29-52. https://doi.org/10.1177/1350508407071859

Gonzalez, R. D., & Martins, M. F. (2017). O Processo de Gestão do Conhecimento: uma pesquisa teórico-conceitual. Gestão & Produção, 24(2), 248-65. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x0893-15

Hendricks, L. A. (1999). Taxation and Long-Run Growth [Staff General Research Papers Archive 11933]. Department of Economics, Iowa State University.

Herzmann, N., Jr., Dutra, A., & Chaves, L. C. (2020). Avaliação de Programas de Mestrado e Doutorado Profissionais no Brasil: Revisão da Literatura Internacional. Revista FSA, 17(11), 2-29.

Hunt, S., & Shuttleworth, G. (1997). Competition and choice in electricity. England: John Wiley & Sons.

Leonard-Barton, D. (1998). Nascentes do Saber: Criando e sustentando as fontes de inovação. Rio de Janeiro: FGV.

Marques, F. (2019). Avaliação em 5 Dimensões. Pesquisa Fapesp, 286, 28-31.

Martins, O. S. (2023). Pesquisa de impacto: teoria e prática no mundo corporativo. Revista de Administração Contemporânea, 27(3), 1–6. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2023230077.por

Nonaka, I., & Takeuchi, H. (1995). The Knowledge-Creating Company: How Japanese Companies Create the Dynamics of Innovation. Oxford: Oxford University Press.

Nooteboom, B. (2000). Learning by interaction: Absorptive capacity, cognitive distance and governance. Journal of Management and Governance, 4, 69–92. http://dx.doi.org/10.1023/A:1009941416749

Oliveira, M. M., Jr. (2018). O futuro dos programas de pós-graduação em Administração: novas escolhas e novos caminhos. Revista de Administração de Empresas, 58(1), 87–90. https://doi.org/10.1590/S0034-759020180108

Pereira, S. (2016). Cultura da Inovação. Cadernos da inovação, 23, 1-12.

Rangel, R. R. (1992). Desarticulação entre os setores produtivo e educacional e o gap tecnológico. Archetypon, 1, 43-57.

Riul, M., Fernandes de Medeiro, C., Barbosa, A., & Santos, M. C dos. (2015). Design espontâneo e Hibridismos: Artefatos da cidade e artefatos do interior. Revista Estudos em Design, 23(2), 59–74. https://doi.org/10.35522/eed.v23i2.233

Rosini, A. M., Rangel, R. R., Santos, F. A., & Tonon, D. H. P. (2016). Ensaio sobre governança por mix de coordenação como solução de restrições de mercado. Refas: Revista Fatec Sul, 2, 47-61.

Tonet, H., & Torres da Paz, M. G. (2006). Um modelo para o compartilhamento de conhecimento no trabalho. Revista de Administração Contemporânea, 10(2), 75-94. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552006000200005

Published

2024-11-06

How to Cite

Rangel, R. R., Palmisano, A., & Rosini, A. M. (2024). A study on the creation, transfer and governance of knowledge through professional stricto sensu programs in administration. Theory and Practice in Administration - TPA, 14(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2024v14n2.70570

Issue

Section

Artigos de Pesquisa (Research Papers)