Vínculos Organizacionais: o caso de docentes que lecionam em uma IES privada localizada no interior de Minas Gerais

Authors

  • Ana Cristina Oliveira Santos Faculdade Novos Horizontes (FNH) Mestrado Acadêmico em Administração
  • Luiz Carlos Honório Faculdade Novos Horizontes Mestrado Acadêmico em Administração

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i2-17326

Abstract

O objetivo deste artigo é analisar os vínculos mantidos entre os docentes que lecionam nos cursos de Administração e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos e uma instituição de ensino superior privada, localizada no interior de Minas Gerais. Trata-se de um estudo de caso descritivo, com abordagem qualitativa, cujo referencial teórico baseou-se em estudos realizados pela Psicologia, Sociologia e Administração. A coleta de dados foi obtida por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com nove professores que lecionam em ambos os cursos. Os depoimentos colhidos com os entrevistados revelaram que os vínculos que mais se manifestaram na relação entre docentes e a IES foram: identificação, sentimento de pertença, participação nas decisões, idealização da organização, cooperação, solidariedade e integração entre os membros. E os vínculos de menor expressividade foram: reconhecimento e valorização dos indivíduos, bem como crescimento profissional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Cristina Oliveira Santos, Faculdade Novos Horizontes (FNH) Mestrado Acadêmico em Administração

. Graduação em Letras – Unileste – MG; . Especialização em Revisão de Texto – Universidade Gama Filho; . Mestranda em Administração – Faculdade Novos Horizontes (FNH);

Luiz Carlos Honório, Faculdade Novos Horizontes Mestrado Acadêmico em Administração

Doutor em Administração - CEPEAD/FACE/UFMG Professor e Pesquisador - Mestrado Acadêmico em Administração - Faculdade Novos Horizontes (FNH)

Published

2015-01-07

How to Cite

Santos, A. C. O., & Honório, L. C. (2015). Vínculos Organizacionais: o caso de docentes que lecionam em uma IES privada localizada no interior de Minas Gerais. Theory and Practice in Administration - TPA, 4(2), 70–95. https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i2-17326

Issue

Section

Artigos de Pesquisa (Research Papers)