Vínculos Organizacionais: o caso de docentes que lecionam em uma IES privada localizada no interior de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i2-17326Abstract
O objetivo deste artigo é analisar os vínculos mantidos entre os docentes que lecionam nos cursos de Administração e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos e uma instituição de ensino superior privada, localizada no interior de Minas Gerais. Trata-se de um estudo de caso descritivo, com abordagem qualitativa, cujo referencial teórico baseou-se em estudos realizados pela Psicologia, Sociologia e Administração. A coleta de dados foi obtida por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com nove professores que lecionam em ambos os cursos. Os depoimentos colhidos com os entrevistados revelaram que os vínculos que mais se manifestaram na relação entre docentes e a IES foram: identificação, sentimento de pertença, participação nas decisões, idealização da organização, cooperação, solidariedade e integração entre os membros. E os vínculos de menor expressividade foram: reconhecimento e valorização dos indivíduos, bem como crescimento profissional.Downloads
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Published
2015-01-07
How to Cite
Santos, A. C. O., & Honório, L. C. (2015). Vínculos Organizacionais: o caso de docentes que lecionam em uma IES privada localizada no interior de Minas Gerais. Theory and Practice in Administration - TPA, 4(2), 70–95. https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i2-17326
Issue
Section
Artigos de Pesquisa (Research Papers)