Da Fome à Vontade de Comer: uma análise dos instrumentos para medida de satisfação do consumidor de lojas de alimentação

Authors

  • Fernanda Roda Cassundé Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Milka Correia Barbosa Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Nildo Ferreira Cassundé Junior Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i1-17767

Abstract

A literatura sugere que a prática da pesquisa de satisfação do consumidor tem se tornado uma ação importante para as empresas pois pode fornecer à organização informações necessárias para tomada de decisão futura mais consistentes quanto à comercialização e ao marketing. Nesse sentido, é comum encontrar em muitas lojas de alimentação instrumento que se propõe a avaliar a satisfação do consumidor. Este artigo busca analisar os instrumentos utilizados por tais lojas do ponto de vista da metodologia científica, ou seja, procura-se saber se os instrumentos estão elaborados de acordo com o que preconiza a metodologia científica e se eles realmente são capazes de mensurar a satisfação dos consumidores. Assim, para viabilizar o estudo, os instrumentos foram coletados em uma praça de alimentação de um grande centro de compras da Região Metropolitana do Recife e a análise de cada instrumento seguiu um quadro de categorias para análise dos instrumentos de medida de satisfação do consumidor elaborado a partir do que é discutido em Oliveira e Moraes (1994), Babbie (1999), Gil (1999), Richardson (1999), Malhotra (2001), Vergara (2009) e Vieira (2009).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernanda Roda Cassundé, Universidade Federal do Vale do São Francisco

possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e mestrado em Administração PROPAD/UFPE (2004). É aluna no Doutorado em Administração no programa DINTER-UNIVASF/PROPAD. Atualmente é professora do colegiado de Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Pesquisadora de projeto apoiado pelo CNPq cujo tema refere-se ao desenvolvimento de competências docentes para EAD. Interesses de pesquisa: competências docentes para EAD, integração do e-learning em contextos organizacionais, ensino e pesquisa em Administração.

Milka Correia Barbosa, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE, graduação em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal de Alagoas (1994). Atualmente é docente no colegiado de Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e doutoranda do Propad/UFPE . Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nas seguintes temas: gestão organizacional, análise organizacional, comportamento organizacional, gestão de pessoas, gestão em instituições de saúde. Interesses de pesquisa: competências gerenciais, gestão pública, gestão da saúde.

Nildo Ferreira Cassundé Junior, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Engenheiro Civil (UPE/POLI, 2001), especialista em Finanças Corporativas (UFPE/MBA, 2004) e mestre em Economia (UFPE, 2006). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) vinculado ao colegiado de Engenharia de Produção e doutorando do Propad/UFPE.

Published

2014-05-24

How to Cite

Cassundé, F. R., Barbosa, M. C., & Cassundé Junior, N. F. (2014). Da Fome à Vontade de Comer: uma análise dos instrumentos para medida de satisfação do consumidor de lojas de alimentação. Theory and Practice in Administration - TPA, 4(1), 104–122. https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i1-17767

Issue

Section

Artigos de Pesquisa (Research Papers)