A Gente Não Quer Só Comer: uma Abordagem de Marketing Social para a Alimentação Saudável
DOI:
https://doi.org/10.21714/2238-104X2020v10i1-45024Abstract
O objetivo desse estudo foi analisar as ações desenvolvidas em torno do consumo alimentar saudável pelos níveis upstream e midstream do modelo ecológico de marketing social, adotando uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. O método de coleta utilizado foi a entrevista baseada em um roteiro semiestruturado dividido em três dimensões, envolvendo questões sobre as barreiras para alimentação saudável, a regulação alimentar e a consciência sobre saúde. A pesquisa foi realizada com dez sujeitos, sendo cinco secretários municipais de saúde (agentes upstream) e cinco nutricionistas vinculados ao setor público (agentes midstream). Os resultados indicaram que as principais barreiras para adoção da alimentação saudável se relacionam com: a questão midiática, aspectos culturais, e o fator tempo aliado ao acesso de alimentos não saudáveis. Os agentes consideram necessário que haja uma conscientização, fazendo uso de ferramentas de marketing social apoiada pelo governo, com intuito de promover uma mudança de comportamento e implantar ações para a reeducação alimentar, prevenção de doenças e adoção de práticas saudáveis.