De equipes presenciais a equipes virtuais: organização do trabalho durante a pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n1.55747

Resumo

Contexto: Equipes de trabalho do Departamento de Recursos Humanos e Financeiro de uma grande empresa de bens de consumo se reorganizaram para adaptar-se ao trabalho remoto compulsório imposto pela pandemia da Covid-19. Por meio de encontros online diários, eles interagiram, aprenderam a lidar com um novo cenário, perceberam dificuldades e encontraram oportunidades. Agora, eles enfrentam a incerteza sobre em que medida essa organização do trabalho será mantida em médio e longo prazo. Objetivos de ensino: Analisar as características das equipes de trabalho, refletir sobre os fatores que facilitaram e dificultaram o desempenho das equipes virtuais, e avaliar os desafios enfrentados pelas equipes virtuais. O caso gera a reflexão sobre o trabalho em equipe presencial e virtual, bem como sobre as barreiras, facilitadores e desafios para a implantação do trabalho remoto, permitindo fomentar competências e habilidades de reconhecimento, definição e resolução de problemas, pensamento estratégico e proposições de modificações na organização do trabalho. Por evidenciar contextos e opiniões diversos, por vezes contraditórios, requer cuidadosos encaminhamentos. Fonte de dados: O caso é baseado em dados reais obtidos por meio de questionário eletrônico enviado aos colaboradores em junho de 2020. O nome da empresa foi mantido em sigilo. Apesar de os discursos serem verdadeiros, os personagens e sua interação são fictícios. Aplicação: O seu uso enquanto instrumento didático alinha-se a disciplinas relacionadas com a Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional e Desenvolvimento de Equipes, presentes em cursos de pós-graduação. As Notas de Ensino estabelecem objetivos educacionais, utilização do caso, plano de aula e questões para discussão em sala de aula.

Palavras-chave: caso de ensino; trabalho em equipe; equipes virtuais; comportamento organizacional; Covid-19

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dr. Mauro Carozzo, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em Dirección de Empresas. Mestre em Administração. Graduado em Engenharia de Produção. Professor Adjunto no Departamento de Engenharia de Produção na Universidade Estadual do Maranhão.

Prof. Nádia Pinheiro-Carozzo, Universidade Federal do Maranhão

Doutoranda em Psicologia Clínica e Cultura. Mestra em Psicologia da Saúde. Psicóloga. Professora Assistente no Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão.

Sra. Andreza Machado, Fundação Getúlio Vargas

Graduada em Psicologia. Especialista em Gestão de Pessoas.

Downloads

Publicado

2021-09-08

Como Citar

Carozzo-Todaro, M. E., Pinheiro-Carozzo, N. P., & de Souza Machado, A. (2021). De equipes presenciais a equipes virtuais: organização do trabalho durante a pandemia da Covid-19. Teoria E Prática Em Administração, 12(1). https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n1.55747

Edição

Seção

Caso para Ensino (Teaching Case)