“MARKETING” NAS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE ARQUIVOLOGIA DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL

Autores/as

  • Alessandra dos Santos Araújo Universidade Federal de Sergipe
  • Pablo Boaventura Sales Paixão Universidade Federal de Sergipe
  • Juliana Soares da Fonseca Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2022v10n1.62762

Palabras clave:

Marketing; Curso de Arquivologia; Matrizes Curriculares; Profissional arquivista.

Resumen

Analisa as disciplinas que abordam o tema Marketing nas matrizes curriculares dos cursos de Arquivologia ofertados pela UFBA, UFPB e UEPB da região nordeste do Brasil, na modalidade presencial. Destaca ainda a importância do marketing, seja ele tradicional ou digital, por ter a finalidade de divulgar os produtos e serviços ofertados pelas unidades de informação. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, do tipo bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. Utilizou-se como amostragem na investigação, os Projetos Políticos Pedagógicos de Cursos (PPCs) disponíveis na internet. Como resultado, verificou-se que, nas matrizes curriculares dos referidos cursos, o marketing traz um diferencial na formação dos futuros profissionais, embora seja abordado de forma primária. Porém, ao inserir essa temática com maior propriedade, é possível que se torne uma ferramenta eficiente e eficaz para as diversas ações a serem utilizadas pelos futuros arquivistas. 

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Biografía del autor/a

Alessandra dos Santos Araújo, Universidade Federal de Sergipe

Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe. Docente do curso de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe (PPGCI/UFS). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência de Informação (PPGCI) que oferece o Curso de Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento. Coordenadora de Disciplina no Curso de Bacharelado em Biblioteconomia à Distância da UFS. Possui Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UNB) . Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. (UNB). Especialização em em Gestão de Arquivos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Mediação, Apropriação e Gestão da Informação e do Conhecimento (NEMAGI) e OIT - Observatório Informacional do Trabalho, ambos da UFS. Na graduação ministra as disciplinas: Metodologia Aplicada às Ciências Biológicas e da Saúde; Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Biblioteconomia I e II; Representação do Conhecimento em Ambientes Digitais; Tópicos Especiais em Gestão da Informação; Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) I e II. Áreas de interesse: Tecnologia da Informação e Comunicação, Arquivos Digitais, Preservação Digital, Arquivos na área da saúde, Acervos imagéticos, Gestão da informação em ambientes digitais.

Pablo Boaventura Sales Paixão, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Complutense de Madri (2016), com título revalidado pela Universidade de Brasília (UnB); Mestre em Educação (2011); Especialista em Comunicação e Mídia Digital (2006) e Bacharel em comunicação social (2004) pela Universidade Tiradentes - UNIT. Professor permanente voluntário do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Integrante dos Grupos de Estudos em Comunicação, Educação e Sociedade - GECES (UNIT/CNPq); Competência em Informação (UnB/CNPq) e do Núcleo de Estudos em Mediação, Apropriação e Gestão da Informação e do Conhecimento (NEMAGI/UFS). Atualmente é Assessor de Comunicação e Eventos, além de Coordenador de Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Socorro.Tem experiência nas áreas de competência informacional e Inclusão Digital; tecnologias aplicadas à educação; Comunicação Organizacional, com ênfase em Relações Públicas e Marketing.

Juliana Soares da Fonseca, Universidade Federal de Sergipe

Técnica em Arquivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS/SE). Mestranda em Gestão da Informação e do Conhecimento - UFS. Graduação em Biblioteconomia e Arquivologia-UFPB. julianafonseca.pb@gmail.com

 

Citas

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Publicado

2022-06-30

Cómo citar

DOS SANTOS ARAÚJO, A.; BOAVENTURA SALES PAIXÃO, P.; SOARES DA FONSECA, J. “MARKETING” NAS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE ARQUIVOLOGIA DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL. Archeion Online, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 4–17, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2318-6186.2022v10n1.62762. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/62762. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Artigo de Revisão