“MARKETING” NAS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE ARQUIVOLOGIA DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2022v10n1.62762Palabras clave:
Marketing; Curso de Arquivologia; Matrizes Curriculares; Profissional arquivista.Resumen
Analisa as disciplinas que abordam o tema Marketing nas matrizes curriculares dos cursos de Arquivologia ofertados pela UFBA, UFPB e UEPB da região nordeste do Brasil, na modalidade presencial. Destaca ainda a importância do marketing, seja ele tradicional ou digital, por ter a finalidade de divulgar os produtos e serviços ofertados pelas unidades de informação. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, do tipo bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. Utilizou-se como amostragem na investigação, os Projetos Políticos Pedagógicos de Cursos (PPCs) disponíveis na internet. Como resultado, verificou-se que, nas matrizes curriculares dos referidos cursos, o marketing traz um diferencial na formação dos futuros profissionais, embora seja abordado de forma primária. Porém, ao inserir essa temática com maior propriedade, é possível que se torne uma ferramenta eficiente e eficaz para as diversas ações a serem utilizadas pelos futuros arquivistas.
Descargas
Citas
ANDRADE, Andresa Léia de; ALMEIDA, Daniela Pereira dos Reis de. Capacitação em serviços de arquivo: o arquivista frente aos desafios das tecnologias da informação e comunicação. Revista EDICIC, s.l., v. 1, n.3, p. 52-58, jul./set.2011. Disponível em: <http://www.edicic.org/revista/>. Acesso em: 15 nov. 2021.
BRAGANÇA, F. F. C.; ZACCARIA, R. B. Gestão de marketing em unidades de informação: estudo de caso do Centro de Documentação e Arquivo da Câmara de Vereadores de Piracicaba (SP). Revista Analisando em Ciência da Informação, v. 4, n. Especial, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/80926. Acesso em: 03 nov. 2021.
FERREIRA, Jade Gomes de Sousa; GUERRA, Maria Aurea Montenegro Albuquerque. Gestão e marketing em unidade de informação: competências do profissional da informação. Informação em Pauta, v. 3, n. 1, p. 81-96, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/41817. Acesso em: 15 nov. 2021.
FONSECA, Juliana Soares da; ROCHA, Maria Meriane Vieira; SOUSA, Ana Claudia Medeiros de. Aplicação do Marketing no Arquivo Geral da Universidade Federal da Paraíba. In: Dulce Amélia de Brito Neves; Maria Meriane Vieira Rocha; Patrícia Silva. (Org.). Cartografia da Pesquisa e Ensino da Arquivologia no Brasil: IV Reparq. 1ed.JOÃO PESSOA: Editora UFPB, 2016, v. p. 503-522.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GIROTO, Luan; FORMENTINI, Rosangela. Estratégias de marketing digital para unidades de informacionais: estudo de websites de arquivos e bibliotecas públicas estaduais. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S.L], v.8, n. 2, p. 144-162, 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/128998. Acesso em: 05 jan. 2022.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan (Org.). Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
PRADO, Jorge Moisés Kroll do; PINTO, Adilson Luiz. Marketing na Ciência da Informação brasileira: quatro décadas de produção. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 28, n. 3, p. 53-68, set./dez. 2018.Disponível em: https://periódicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/37935. Acesso em: 15 nov. 2021.
RIBEIRO, Magno Alex Carneiro. Ensino de Arquivologia: diagnóstico das metodologias adotadas no ensino das disciplinas técnicas na formação arquivística.
João Pessoa, PB, 2015. Artigo (TCC) (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
LAURENTINO, Ronys Berto. A importância do marketing e suas estratégias na promoção das unidades de informação e do profissional arquivista. João Pessoa, PB, 2015. Monografia (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
SANTOS, Igleide de Oliveira. Marketing digital: análise das mídias sociais nas unidades de informação. São Cristóvão, SE, 2016. Monografia (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.
SANTOS, Jovenilda Freitas dos; LUBISCO, Nídia Maria Lienert. O desenvolvimento do marketing e sua aproximação com os paradigmas da Ciência da Informação. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 380-396, maio/ago. 2018. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/114536. Acesso em: 23 set. 2021.
SANTOS, Jussara Pereira. O moderno profissional da informação: o bibliotecário e seu perfil face os novos tempos. Informação & Informação, Londrina, v. 1, n. 1, p. 5-13, jan./jun. 1996.
SAVIANI, Dermeval. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento: Revista de Educação, Niterói, ano 3, n. 4, p. 54-84, 2016. Disponível em: http://www.revistamovimento.uff.br/ index.php/revistamovimento/article/view/296. Acesso em: 20 nov. 2020.
SILVA, Alzira Karla Araújo da; PONTES, Liliane da Costa. O marketing como ferramenta estratégica na Arquivologia: do diagnóstico ao plano de ação (marketing) no arquivo setorial de uma instituição de ensino superior. Archeion Oline, v.5, n. 4, p. 172-193, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/36269. Acesso em: 26 jan. 2022.
SILVA, Cícera Ana Micaele Gomes da. A aplicabilidade do marketing de relacionamento na gestão de bibliotecas universitárias: um estudo em uma biblioteca de instituição privada de juazeiro do norte – ce. Revista Folha de Rosto, v. 2, n. 2, p. 5-15, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/39219. Acesso em: 26 nov. 2021.
TARGINO, Maria das Graças. Olhares e fragmentos: cotidiano da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Teresina: EDUFPI, 2006.
WENNINGKAMP, Anderson. CRM: o que é e como funciona. Administradores.com, 2009. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/crm-o-que-e-crm-e-como-funciona.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Archeion Online, o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).