Divulgação do processo seletivo de ingresso e reingresso de alunos nos cursos de graduação da UFSM
O papel da mídia na difusão documental
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2023v11nN.1.65906Palabras clave:
Ingresso e Reingresso, Difusão midiática, Acesso à informaçãoResumen
Um dos maiores desafios das instituições na atualidade é, sem dúvida, a difusão de seus documentos e informações de modo com que alcancem seu público-alvo de forma confiável e autêntica. Neste viés, a presente pesquisa tem por objetivo analisar a difusão midiática do Processo Seletivo de Ingresso e Reingresso de estudantes nos cursos de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o intuito de constatar a sua evolução nos últimos anos. Portanto, refere-se a uma pesquisa descritiva, com a abordagem do problema qualitativa. As principais fontes de análise da divulgação do Processo Seletivo de Ingresso e Reingresso foram os jornais, as redes sociais da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e as páginas web oficiais da Instituição. O estudo também apresenta dados sobre o acesso à informação por meio da internet e aparelhos celulares (redes sociais), através de pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Como resultado, manifesta a substituição dos tradicionais jornais pela difusão midiática por meio das redes sociais e páginas web oficiais da UFSM. Deste modo, as mídias sociais exercem um papel fundamental na difusão, possibilitando que os editais do Processo Seletivo de Ingresso e Reingresso alcancem um número expressivo de cidadãos, oportunizando a estes o acesso ao Ensino Superior público, gratuito e de qualidade.
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