Divulgação do processo seletivo de ingresso e reingresso de alunos nos cursos de graduação da UFSM
O papel da mídia na difusão documental
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2023v11nN.1.65906Mots-clés :
Ingresso e Reingresso, Difusão midiática, Acesso à informaçãoRésumé
Um dos maiores desafios das instituições na atualidade é, sem dúvida, a difusão de seus documentos e informações de modo com que alcancem seu público-alvo de forma confiável e autêntica. Neste viés, a presente pesquisa tem por objetivo analisar a difusão midiática do Processo Seletivo de Ingresso e Reingresso de estudantes nos cursos de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o intuito de constatar a sua evolução nos últimos anos. Portanto, refere-se a uma pesquisa descritiva, com a abordagem do problema qualitativa. As principais fontes de análise da divulgação do Processo Seletivo de Ingresso e Reingresso foram os jornais, as redes sociais da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e as páginas web oficiais da Instituição. O estudo também apresenta dados sobre o acesso à informação por meio da internet e aparelhos celulares (redes sociais), através de pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Como resultado, manifesta a substituição dos tradicionais jornais pela difusão midiática por meio das redes sociais e páginas web oficiais da UFSM. Deste modo, as mídias sociais exercem um papel fundamental na difusão, possibilitando que os editais do Processo Seletivo de Ingresso e Reingresso alcancem um número expressivo de cidadãos, oportunizando a estes o acesso ao Ensino Superior público, gratuito e de qualidade.
Téléchargements
Références
BRASIL. Decreto nº 4.829, de 3 de setembro de 2003. Dispõe sobre a criação do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGIbr, sobre o modelo de governança da Internet no Brasil, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 3 set. 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2003/d4829.htm. Acesso em: 01 dez. 2022.
BRASIL. Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 9 jan. 1991. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8159.htm. Acesso em 01 dez. 2022.
BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso à informações. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 19 nov. 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm. Acesso em: 25 nov. 2022.
CASTRO, Darlene Teixeira. LOPES, Suely Pereira. JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças Porto. As redes sociais como ferramenta para o marketing: A visão de uma empresa na cidade de Palmas – TO. Revista Humanidades e Inovação. Palmas, v.6, nº 12. p. 124-134. Ago. 2019. ISSN 2358-8322. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/55. Acesso em: 02 dez. 2022.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL – CGI.br. Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação no Brasil [livro eletrônico]: TIC domicílios e empresas 2013. [coordenação executiva e editorial Alexandre F. Barbosa]. São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_DOM_EMP_2013_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 25 nov. 2022.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL – CGI.br. Resumo Executivo Pesquisa TIC Domicílios 2020. [livro eletrônico]: TIC domicílios 2020. São Paulo, 2021. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20211124201505/resumo_executivo_tic_domicilios_2020.pdf. Acesso em: 25 nov. 2022.
CONSTANTE, Sônia Elisabete. Narrativa jornalística e memória institucional: A Universidade Federal de Santa Maria no Jornal A Razão. 2018. Tese ((Doutorado em Comunicação) – Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/16369/TES_PPGCOMUNICACAO_2018_CONSTANTE_SONIA.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 25 nov. 2022.
DEL-MASSO, Maria Candida Soares. COTTA, Maria Amélia de Castro. SANTOS, Marisa Aparecida Pereira. Ética em Pesquisa Científica: conceitos e finalidades. In: Acervo Digital da UNESP, São Paulo, 2014. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/155306. Acesso em 02 dez. 2022.
DEMEZIO, Carla et al. O Instagram como ferramenta de aproximação entre Marca e Consumidor. In: INTERCOM – SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA COMUNICAÇÃO – XVIII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste. Caruaru, PE. 2016. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2016/resumos/R52-2344-1.pdf. Acesso em: 01 dez. 2022.
DIÁRIO DE SANTA MARIA. UFSM lança edital de ingresso e reingresso com 884 vagas para o segundo semestre de 2020. Santa Maria, 2020. Disponível em: https://diariosm.com.br/ufsm-lanca-edital-de-ingresso-e-reingresso-com-884-vagas-para-o-segundo-semestre-de-2020/. Acesso em: 25 nov. 2022.
FRATINI, R. Educação Patrimonial em arquivos. Arquivo Público do Estado de São Paulo. Revista Histórica, São Paulo, n. 34, jan. 2009. Disponível em: <http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao34/materia05/>. Acesso em: 25 nov. 2022.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C1_como_elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf. Acesso em: 01 dez. 2022.
GRUPO GLOBO. G1 RS. Universidade de Santa Maria abre vagas de ingresso e reingresso. 2013. Disponível em: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/11/universidade-de-santa-maria-abre-vagas-de-ingresso-e-reingresso.html. Acesso em: 25 nov. 2022.
IBGE. Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2021. Diretoria de Pesquisa. Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. (Pnad Contínua). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101963. Acesso em 02 dez. 2022.
MERILLAS, O. F. La educación patrimonial. Teoría y práctica en el aula, el museo y internet. Espanha: Ediciones TREA, 2003.
OLIVEIRA, M. F. de. METODOLOGIA CIENTÍFICA: um manual para a realização de pesquisas em administração. Catalão: UFG, 2011. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/567/o/Manual_de_metodologia_cientifica_-_Prof_Maxwell.pdf. Acesso em: 01 dez. 2022.
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Edital de Ingresso/Reingresso publicado. Santa Maria, 18 ago. 2022. Facebook: @ProgradUFSM. Disponível em: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=480800637383111&set=pb.100063595375274.-2207520000.&type=3. Acesso em: 25 nov. 2022.
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Edital de Ingresso/Reingresso publicado. Santa Maria, 18 ago. 2022. Instagram: @progradufsm. Disponível em: https://www.instagram.com/p/ChZyWkLso3_/. Acesso em: 25 nov. 2022.
TORRES, Cláudio. A Bíblia do Marketing Digital: Tudo que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo. Editora Novatec. 2009.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. UFSM na mídia: Clipping de notícias sobre educação e a UFSM. Santa Maria, 2013. Disponível em: http://coral.ufsm.br/midia/. Acesso em: 25 nov. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Pró-Reitoria de Graduação. Santa Maria, RS: UFSM. 2022. Disponível em: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/. Acesso em: 25 nov. 2022.
VICENTE, Natalí Ilza. CORRÊA, Elisa Cristina Delfini. SENA, Tito. A divulgação científica em Redes Sociais na Internet: Proposta de metodologia de análise netnográfica. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. 2015, João Pessoa. Disponível em: http://www.ufpb.br/evento/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/viewFile/2853/1160. Acesso em: 01 dez. 2022.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Archeion Online, o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).