Hermenêutica E Alteridade Em Lévinas

Autores

  • José Tadeu Batista de Souza UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2016.18465

Palavras-chave:

Levinas, hermenêutica, alteridade, ética.

Resumo

O nosso propósito é apresentar a reflexão levianasiana sobre hermenêutica e alteridade. Trata-se de expor os conceitos e as relações de idéias que ele articula para expressar sua concepção de hermenêutica. Assim, delimitamos como âmbito de nossa reflexão o texto “Hermenêutica e além”. Sua pergunta principal é: o psiquismo se exaure ao desdobrar a energia da essência, da posição dos entes? Dessa forma, a questão decisiva é saber se o psiquismo pode significar de “outro modo”. Há uma alternativa para a atividade da alma além do ser, da identidade e da presença? Já na abertura do texto ele nos oferece uma possível perspectiva da tarefa e do sentido da hermenêutica: “este pensamento aspira a um além, a um mais profundo que si – a uma transcendência diferente do fora de si que a consciência intencional abre e perpassa”. A análise da consciência que se estrutura pela intencionalidade, estabelecendo uma correlação necessária entre consciência e coisa, noeses e noema, ele propõe a noção de transcendência como ruptura desse modelo de pensamento e a manutenção da alteridade como diferença. A experiência ética, por ser relação ao outro, é também irredutível à tematização objetiva e, por isso, é capaz de produzir a abertura que possibilita um dizer a outrem o próprio infinito. E, assim, o desejo sempre aberto da proximidade do outro poderá trazer sabedoria a experiência do amor e manter a significação da alteridade como questão sempre dada à interpretação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Tadeu Batista de Souza, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP

CURSO DE FILOSOFIA DA UNICAP, PESQUISADOR NA ÁREA DE ÉTICA E ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA. MEMBRO DO CEBEL (CENTRO BRASILEIRO DE ESTUDOS LEVINASIANOS).

 

Referências

LEVINAS, Emmanuel. Entre nous. Essais sur le penser-à- l’Autre. Paris: Bernard Grasset, 1991.

_____. De Dieu qui vient a l’Idée. Paris: J. Vrin, 1986.

_____ . L’au-delà du verset. Lectures et discours talmudiques. Paris: Minuit, 1982

_____. Entre nós. Ensaios sobre a alteridade. Petrópolis: Vozes, 1997

_____ . Autrement qu’etre ou au-delà de l’essence. Dordrecht: Martinus Nijhoff, 1986

_____. Totalité et infini. Essais sur l’extériorité. The Hague: Martinus Nijhoff, La Haye 1984

_____. Quatre lectures talmudiques. Paris: Editions de Minuit, 1982

_____ L’au-delà du verset. Lectures et discours talmudiques. Paris: Minuit, 1982.

SOUZA, R. Timm. Sujeito, ética e história. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.

Arquivos adicionais

Publicado

2014-03-17

Como Citar

Souza, J. T. B. de. (2014). Hermenêutica E Alteridade Em Lévinas. Aufklärung: Revista De Filosofia, 1(1), p.91–100. https://doi.org/10.18012/arf.2016.18465