Sobre Fundamentalismos Éticos

Autores

  • Otacílio Gomes da Silva Neto

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2016.18504

Palavras-chave:

Fundamentalismo, fanatismo, ética

Resumo

A nossa história é acompanhada por diversos tipos de fundamentalismos. A proposta desse artigo é destacar alguns fundamentalismos éticos que marcaram a humanidade e que foram questionados por pensadores e intelectuais. A origem do fundamentalismo se dá na forma como interpretamos as doutrinas sem levarmos em consideração o espírito histórico que as cerca, ou ainda as aceitamos sem nenhuma abertura para a crítica. O fundamentalismo tem muito haver com o fanatismo, na forma como o verbete do Dicionário Filosófico (1752) de Voltaire o entende. Ao enxergar determinada doutrina como único fundamento de verdade, o ser humano é levado a uma espécie de cegueira que o impede de observar a realidade com espírito crítico. Geralmente, associamos o fundamentalismo à religião seguindo a tradição de alguns pensadores modernos, por esta ser responsável por grandes desgraças na humanidade. Porém, outros fundamentalismos também foram disseminados à margem da religião, e que da mesma forma, causaram muitos estragos à vida humana. Foi assim que se descobriram os fundamentalismos: filosófico, científico, totalitário, econômico. Parece que por mais que tentemos identificar e denunciar esses fundamentalismos, outros mais surgem nas esteiras das relações humanas. Sempre que críticos se levantam para denunciar determinados fanatismos, outros mais fanatismos surgirão para serem combatidos. Tudo isso poderia ser banal se a vida humana não corresse nenhuma ameaça no atual estado das coisas, e se os prognósticos fossem favoráveis para a vida da nossa espécie no planeta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otacílio Gomes da Silva Neto

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Filosofia pela UFPB-UFRN-UFPE. Possui graduação em Filosofia (2003) e Mestrado em Filosofia (2005), ambos pela Universidade Federal da Paraíba. Professor de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB.

Referências

ADORNO, Theodor. HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarescimento. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

BOFF, Leonardo. Fundamentalismo, terrorismo, religião e paz. Petrópolis: Vozes, 2009.

CASSIRER, Ernst. A filosofia do iluminismo. Trad. Álvaro Cabral. 2ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.

COMPARATO, Fábio Konder. Ética. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

JONAS, Hans. Ética Medicina e técnica. Trad. Fernando António Cascais. Lisboa: Veja, 1994.

LEÃO, Emmanuel Carneiro. Aprendendo a pensar. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1989.

KÜNG, Hans. Projeto de ética mundial: Uma moral ecumênica em vista da sobrevivência humana. Trad. Haroldo Reimer. 4ª ed. São Paulo: Paulinas, 2003.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Textos autobiográficos e outros escritos. Trad. Fúlvia M. L. Moretto. São Paulo: Editora Unesp, 2009.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 14ª. Rio de Janeiro: Record: 2007.

SINGER, Peter. Ética prática. Trad. Jefferson Luiz Camargo. 3a ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

VOLTAIRE, François Marie Arouet. Tratado sobre a tolerância. Trad. Paulo Neves. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

____. Várias Obras. 2ª ed. Coleção Os Pensadores. Tradução de Marilena de Souza Chauí. São Paulo: Nova Cultural, 1983 (ps. 85-295).

Arquivos adicionais

Publicado

2014-03-19

Como Citar

Silva Neto, O. G. da. (2014). Sobre Fundamentalismos Éticos. Aufklärung: Revista De Filosofia, 1(1), p.131–136. https://doi.org/10.18012/arf.2016.18504