Sobre as inconsistências da ideia de Deus na filosofia de Diderot
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.56748Palavras-chave:
Deus, antidogmatismo, política, moralResumo
O objetivo desse trabalho é o de investigar as inconsistências da ideia de Deus numa perspectiva política e moral conforme o pensamento de Diderot. Para isso, partiremos de uma análise que evidencia as possibilidades de interpretação da obra do enciclopedista baseada em Romano (1996), Grosrichard (1996) e Souza (2002), ressaltando o perfil antidogmático e eclético da sua produção intelectual. Em seguida, apresentaremos a ideia de Deus enfatizada em seu aspecto político conforme os “Pensamentos filosóficos” (1762). Posteriormente, trataremos da ideia de Deus interpretada no plano moral fundamentada no “Suplemento à viagem de Bougainville” (1772). Concluiremos o trabalho questionando os fundamentos de uma civilização baseada em determinada crença religiosa, assim como contestaremos aqueles que defendem uma civilização arraigada ao secularismo.
Downloads
Referências
DIDEROT, Denis. Irreligioso. Tradução: Newton Cunha e J. Guinsburg. In: ____. Diderot – Obras VI. São Paulo: Perspectiva, 2011.
DIDEROT, Denis. Obras Filosóficas. Rio de Janeiro: Estrela de Ouro, 1967.
DIDEROT, Denis. O sobrinho de Rameau. Tradução: J. Guinsburg. In: ____. Diderot – Obras III. São Paulo: Perspectiva, 2006.
DIDEROT, Denis. Suplemento à viagem de Bougainville ou diálogo entre A e B sobre o inconveniente de atribuir idéias (sic) morais a certas ações físicas que não as comprovam. Tradução: J. Guinsburg. In: ____. Diderot – Obras II. São Paulo: Perspectiva, 2000.
DIDEROT, Denis. Supplément au Voyage de Bougainville ou Dialogue entre A et B sur l’inconvénient d’attacher des idées Morales à certaines actions physiques qui n’en comportent pas. Paris: Gallimard, 2002.
ROMANO, Roberto. Silêncio e ruído: a sátira em Denis Diderot. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Cartas escritas da montanha. Tradução: Maria Constaça Peres Pissarra e Maria das Graças de Souza. São Paulo: Unesp, 2006.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Resposta ao rei da Polônia. 3. ed. Tradução de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Nova Cultural, 1983 (Os Pensadores).
RUZZA, Antonio. Em nome das luzes: um desafio à religião. São Paulo: Anablume, 2012.
SOUZA, Maria das Graças de. Natureza e Ilustração: sobre o materialismo de Diderot. São Paulo: UNESP, 2002.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.