O passe: a apropriação originária da metafísica em Heidegger

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2016.44300

Palavras-chave:

Heidegger, Passe, Metafísica, Ser, Princípio

Resumo

Neste texto tratamos das meditações de Heidegger acerca da superação do primeiro princípio do pensamento como metafísica, tendo como principal questão a juntura (Fügung) do passe (das Zuspiel) no pensar fenomenológico do outro princípio. O que está em debate é o modo como a filosofia heideggeriana se apropria originariamente da metafísica a ponto de trazer à luz a confusão ontológica na qual ela esteve fixa durante séculos. Nesse sentido, o outro princípio assume a tarefa de indicar os limites do pensamento ocidental, situando-o na região do ente. Embora a ontologia da tradição tenha se cristalizado em meio ao ente, esquecendo-se do ser, ela é o que inspira Heidegger ao esforço de demonstrar de que forma o homem e a própria metafísica são fundados pela verdade originária (Seyn).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Amorim Castelo Branco, Universidade de Brasília - UnB.

Doutorando em Filosofia na Universidade de Brasília - UnB. Mestre em Filosofia pela Universidade de Brasília - UnB (2018). Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2011). Estuda a questão das modulações metafísicas na história da filosofia a partir da fenomenologia de Heidegger. Temas de interesse: a essência da verdade no pensamento grego, predicação e cálculo na modernidade e os contramovimentos à metafísica na contemporaneidade. Na tese de doutorado (Gelassenheit: o traço essencial do pensamento heideggeriano) discuto sobre o sentido originário de Gelassenheit, demonstrando de que modo ela é a disposição fundamental do pensamento de Heidegger e como perpassa as suas meditações acerca do desvelamento da verdade grega até as suas reflexões relativas ao esquecimento e ao encobrimento do ser que se dão na história do pensamento ocidental até a era nuclear.

Referências

CARNEIRO LEÃO, Emmanuel. Itinerário do pensamento de Heidegger. In: HEIDEGGER, Martin. Introdução à metafísica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1987.

DELEUZE, Gilles. Repetição e diferença. In: Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

HEIDEGGER, Martin. A superação da metafísica. In: Nietzsche: metafísica e niilismo. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.

HEIDEGGER, Martin. Introdução à metafísica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1987.

HEIDEGGER, Martin. O que é isto – a filosofia? In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

HEIDEGGER, Martin. O tempo da imagem do mundo. In: Caminhos de Floresta. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1998a.

HEIDEGGER, Martin. A palavra de Nietzsche “Deus morreu”. In: Caminhos de Floresta: Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1998b.

HEIDEGGER, Martin. A pobreza. In: Phainomenon: Journal of Phenomenological Philosophy, n.º 24. Lisboa, 2014, pp. 227-234. Disponível em: <http://www.phainomenon-journal.pt/index.php/phainomenon/article/view/320/268>.

HEIDEGGER, Martin. Contribuições à filosofia (Do acontecimento apropriador). Rio de Janeiro: Via Verita, 2015.

HEIDEGGER, Martin. Sobre o humanismo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967.

RAMOS, Daniel Rodrigues. O Ereignis em Heidegger. Teresópolis: Daimon, 2015.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-08-22

Como Citar

Castelo Branco, R. A. (2019). O passe: a apropriação originária da metafísica em Heidegger. Aufklärung: Revista De Filosofia, 6(2), p.161–174. https://doi.org/10.18012/arf.2016.44300