O correio leibniziano – Leibniz e Malebranche no contexto do “Discurso de Metafísica”

Autores

  • Elana Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Cristiano Bonneau Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2019.49462

Resumo

Esse texto expõe algumas das importantes influências do pensamento de Malebranche sobre a filosofia de Leibniz. A relação entre o Reino da Graça e o Reino da Natureza desvelam os limites da ação humana, que se insere na idéia de sistema do mundo. Malebranche deixa entrever o conceito de simples para descrever o universo e seus desígnios. As leis que regem o universo seguem esta lógica da simplicidade e também da sua riqueza de efeitos. O texto demonstra a forma que Leibniz se aproxima deste conceito para desenvolver sua própria noção de universo e de ação divina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Bonneau, Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba/CNPq. ** Professor de Filosofia no Depto. de Ciências Sociais do Centro-CCAE-UFPB. Doutor em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação de Filosofia da Universidade de São Paulo-USP com período sanduíche em Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne (Orientador: Chantal Jaquet).

Arquivos adicionais

Publicado

2019-12-01

Como Citar

Elana Araújo, & Cristiano Bonneau. (2019). O correio leibniziano – Leibniz e Malebranche no contexto do “Discurso de Metafísica”. Aufklärung: Revista De Filosofia, 6(esp.), p.105–110. https://doi.org/10.18012/arf.2019.49462