A culpa universal como consenso ético entre a filosofia, o cristianismo, budismo e bramanismo, segundo Schopenhauer
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.v7i2.50985Palavras-chave:
culpa, Cristianismo, Budismo, BramanismoResumo
Schopenhauer afirma uma identidade entre o cristianismo o budismo e o bramanismo em relação à noção de culpabilidade humana e do mundo. Segundo o filósofo, as três religiões afirmam uma culpa que é carregada pelo ser humano devido à sua própria existência. Considerando o problema das fontes às quais Schopenhauer recorreu em seus estudos sobre as religiões orientais, sobretudo em relação aos Upanishades, questiona-se neste artigo se a posição de aproximação e identidade imputativa em relação ao ser humano e ao mundo, afirmada por ele é, de fato, sustentável a partir dos argumentos apresentados nos dois volumes do Mundo como vontade e representação e nos Parerga e Paralipomena.
Downloads
Referências
DECKOK, Diana Chao, O encontro de Schopenhauer com o pensamento indiano: influência e legitimidade, Revista Voluntas: Estudos sobre Schopenhauer-Vol. 7, Nº 2. 2º semestre de 2016. ISSN:2179-3786-pp. 27-37
RAMOS, Flamarion Caldeira, Horkheimer leitor de Schopenhauer: uma tradução e um breve comentário, Cadernos de Filosofia Alemã nº 12 – jul.-dez. 2008 - p. 99-113.
SING KANG, Tarandeep. The Place of India in Enlightenment and Post-Enlightenment Philosophies of History, Cornell University, 2012.
SCHOPENHAUER, Arthur. Sämtliche Werke. Textkritisch bearbeitet und herausgegeben von Wolfgang Frhr. Löhneysen. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1968.
SCHOPENHAUER, Arthur. Werke in fünf Bänden. Nach den Ausgaben letzter Hand. Hrsg. von L. Lütkehaus. Zürich: Haffmans Verlag, 1988 (1988-1989).
SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação (W I). Trad. Jair Barboza. São Paulo: Editora da Unesp, 2013.
SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação, Tomo II: Suplementos aos quatro livros do primeiro tomo. Tradução, apresentação, notas e índices de Jair Barboza. 1ª ed. São Paulo: Editora Unesp, 2015.
SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre a Ética, Tradução de Flamarion C. Ramos, Editora Herda, São Paulo, 2012.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.