As interpretações reais de ‘se’ em textos acadêmicos: um estudo das possibilidades correspondentes ao condicional em um artigo de psicologia

Autores

  • Miguel López-Astorga Universidad de Talca, Chile

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v7i2.51801

Palavras-chave:

Bicondicional, condicional, se, interpretação, possibilidade semântica

Resumo

Johnson-Laird e Byrne propuseram em 2002 que, além das duas interpretações tradicionais que são atribuídas a se, isso é, a material e a bicondicional, oito combinações mais de possibilidades relacionadas a seu significado podem ser também atribuídas a este tipo de sentenças. A hipótese inicial do presente estudo é que não todas essas dez interpretações devem ser usuais em textos acadêmicos, já que algumas delas recorrem, por exemplo, à linguagem figurativa ou à ironia. Desta maneira, um estudo de um artigo de psicologia é revisado para verificar essa hipótese. Os resultados são que, pelo menos nesse artigo, os usos de se tendem a estar ligados à interpretação que ambos Johnson-Laird e Byrne e a literatura em geral relacionam ao bicondicional.

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Biografia do Autor

Miguel López-Astorga, Universidad de Talca, Chile

Ph.D. in Logic and Philosophy of Sciences. Institute of Humanistic Studies “Juan Ignacio Molina,” University of Talca, Talca Campus, Chile.

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-10-17

Como Citar

López-Astorga, M. (2020). As interpretações reais de ‘se’ em textos acadêmicos: um estudo das possibilidades correspondentes ao condicional em um artigo de psicologia. Aufklärung: Journal of Philosophy, 7(2), p.11–22. https://doi.org/10.18012/arf.v7i2.51801