A consciência ética e a liberdade na história em Hegel: a dialética de Antígona

Autores

  • Clarides Henrich de Barba Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.56355

Palavras-chave:

Hegel, Consciência ética e liberdade, dialética hegeliana, Antígona

Resumo

Nas Lições sobre a Filosofia da História Universal, Hegel procura desenvolver a categoria da racionalidade entendido como processo dinâmico da realidade, que se apresenta dentro de uma logicidade. É a partir do mundo grego que o processo racional se apresenta, pois no entender de Hegel, a razão é o conteúdo essencial da história, na medida em que o Espírito de um povo (Volkgeist) evolui através desta história. Segundo Hegel, a História tem um curso racional e portanto, representa o movimento dos atos e acontecimentos da humanidade. Assim, é pelo Espírito (Geist) que permite que a racionalidade se desenvolva como consciência da história universal, mas para que isto se realize, torna-se necessário que a Filosofia seja reflexiva e que a História tenha um fim Universal. Portanto, a ação trágica analisada em Antígona na Fenomenologia do Espírito representa uma abordagem crítica a respeito consciência ética na História.

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Biografia do Autor

Clarides Henrich de Barba, Universidade Federal de Rondônia

Possui Graduação no Curso de Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982), Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Rondônia (1989), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) sob orientação do Professor Dr. Glenn Walter Erickson e Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) sob orientação da Professora Drª Rosa Maria Feiteiro Cavalari. Atualmente é Professor Associado III do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia. Atua como Professor e Orientador no Mestrado Acadêmico e Profissional em Educação Escolar. Tem experiência como Professor de Filosofia nas áreas de Introdução à Filosofia, Filosofia da Educação, Epistemologia,Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa em Filosofia, Metodologia da Pesquisa em Educação Escolar. É Pesquisador nas áreas de Educação Escolar e Políticas Públicas, Educação Ambiental, Educação ambiental na Amazônia

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-12-07

Como Citar

de Barba, C. H. (2020). A consciência ética e a liberdade na história em Hegel: a dialética de Antígona. Aufklärung: Journal of Philosophy, 7(esp), p.183–194. https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.56355