Arte e Pessimismo em “O Nascimento da Tragédia”
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.56768Palavras-chave:
Nietzsche, arte, pessimismo, tragédia, verdadeResumo
Tomando como fio condutor o que foi pensado por Nietzsche no “Ensaio de Autocrítica”, o artigo procura fazer uma reflexão sobre a relação entre a arte e o pessimismo, relação essa que, segundo Nietzsche, constituía o enigma e o problema fundamental do mundo grego. A relação entre a tragédia e o pessimismo, concebido como “pessimismo da força”, é a questão central do nosso estudo, aqui pensado a partir da tensão originária entre os impulsos artísticos da natureza, o apolíneo e o dionisíaco. Para tanto, também se faz necessário pensar a relação entre a arte e a verdade, entre o pensamento trágico e a sua dissolução pelo pensamento teórico, socrático-platônico.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Poética. (edição bilíngüe). Tradução de Eudoro de Souza São Paulo: Ars Poetica, 1993.
GOETHE, Johan Wolfgang Von. Fausto: uma tragédia (edição bilíngüe). Tradução de Jenny Klabin Segall. São Paulo: Ed. 34, 2004.
HÖLDERLIN, Friedrich. Hyperion oder der Eremit von Griechenland. Wiesbaden: R. Löwit, s.d.
NIETZSCHE, Friedrich. Sämtliche Werke: Kritische Studienausgabe in 15 Bänden. München: Deustscher Taschenbuch Verlag de Gruyter, 1999.
NIETZSCHE, Friedrich. Poemas. Tradução de Paulo Quintela. Coimbra: Centelha, 1986.
OTTO, Walter F. Dionysos. Mythos und Kultus. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1960.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.