A teoria do conhecimento como teoria crítica da sociedade em Habermas
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.56954Palavras-chave:
Habermas, Positivismo, Teoria do Conhecimento, Teoria Crítica da Sociedade, Interesse da RazãoResumo
Ao deparar-se com a redução da Teoria do Conhecimento numa Teoria da Ciência Positiva realizada pelo positivismo comteano, Habermas se vê desafiado a levar sua argumentação adiante buscando um reposicionamento coerente para a Teoria do Conhecimento e, esta, como uma Teoria Crítica da Sociedade. A reconstrução dessa argumentação nos levará a compreender que o conceito de Interesse da Razão é o fundamento para a construção da Teoria Crítica da sociedade, principalmente no que diz respeito à conexão entre conhecimento e interesse, como descoberta metodológica que o preserve de interpretações equivocadas. Essa reconstrução somente não será suficiente para compreendermos a Teoria do Conhecimento como Teoria Crítica da Sociedade, será necessário construir sobre esse fundamento os pilares de uma auto-reflexão fundada na psicanálise, pois busca extrair do próprio positivismo uma reflexão de orientação terapêutica. É percorrendo esse caminho argumentativo que pretendemos chegar à Teoria do Conhecimento como Teoria Crítica da Sociedade proposta por Habermas.
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Referências
HANSEN, Gilvan Luiz, Os Riscos da Crítica da Sociedade, in: Crítica – Revista de Filosofia. Londrina: EDIUEL, Vol. 3, n. 12, 1998. (p. 353-371)
HABERMAS, J. Conhecimento e Interesse. Tradução: José N. Heck. Rio de Janeiro:Editora Guanabara, 1987
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