O papel das emoções na Ética de Baruch Spinoza
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.v12i1.69212Palavras-chave:
Ética, emoções, Spinoza, conhecimentoResumo
O texto corresponde a uma análise de caráter ensaístico sobre o papel das emoções na Ética de Baruch Spinoza. Ainda que abordemos a Ética como um todo, colocamos ênfase na parte III. A origem e natureza dos afetos. O nosso objetivo é mostrar as contribuições de Spinoza sobre a compreensão da natureza humana em relação às formas e aos meios que possuímos para aceder ao conhecimento. O racionalismo tradicional, em especial o cartesiano, entende que a única via de acesso à verdade é a razão; Spinoza não aceita essa premissa, defendendo que corpo e as emoções também são partícipes da captação e criação do conhecimento.
Downloads
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Diccionario de Filosofía. México: Fondo de Cultura Económica, 2007
ABBAGNANO, Nicola; VISALBERGHI, Aldo. Historia de la pedagogía. México: Fondo de Cultura Económica, 2000
ABREU, Luis. O lugar da pedagogia em Spinoza. Filosofia e Educação, 5(1), 2013
AHUMADA-CRISTI, Miguel. El concepto de existencia continúa en el Tratado de Naturaleza Humana de David Hume. Revista de Filosofía de la Universidad de Costa Rica, LVII (149), 2018.
ALSINA, José. Descartes y los fundamentos filosóficos de la modernidad. Catoblepas. n. 168, 2016
BENAVIDES, Iván. El cuerpo como principio de libertad en Spinoza. Daimon, n. 5, 2016
DAMÁSIO, Antonio. En busca de Spinoza. Barcelona: Crítica
DESCARTES, René. Discurso del método | Grandes Pensadores. Madrid: Gredos, 2011
DESCARTES, René. Las pasiones del alma. Madrid: Tecnos, 1997.
DESCARTES, René. Meditaciones metafísicas. Santiago de Chile: ARCIS, 2000
GIANNINI, Humberto. Historia de la Filosofía. Santiago de Chile: Catalonia, 2007
MASCI, Miguel. Spinoza y el conocimiento problemático de las pasiones. Eidos, n. 9, 2008
OLIVEIRA, Fernando. O espinosismo é uma forma de educação libertária. Educação e Pesquisa, v. 45, 2019.
REDING, Sofía. Cristóbal Colón y el Caribe: oro y desnudez. En-claves, v. 6, n.1, 2012
RUSSELL, Bertrand. História do pensamento ocidental. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2013
SAWAIA, Bader. Psicologia e desigualdade social: uma reflexão sobre liberdade e transformação social. Psicologia & Sociedade, v. 21, n. 3, 2009
SPINOZA, Baruch. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2022
SPINOZA, Baruch. Tratado teológico-político. México DF: Porrúa, 2007.
TOMAZ, Carlos; GIUGLIANO, Lilian. A razão das emoções: um ensaio sobre "O erro de Descartes". Estudos de Psicologia, v. 2, n. 2, 1997
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.