Sem “leveza na língua”, a voz poética de Kaur: da denúncia à homenagem

Autores/as

  • Dantielli Assumpção Garcia Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Maria Beatriz Ribeiro Prandi Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto /USP
  • Melissa Frangella Lozano Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto /USP
  • Lucília Maria Abrahão e Sousa Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto /USP

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2017v24n1.35292

Resumen

Neste trabalho, a partir da perspectiva teórica da Análise de Discurso, analisaremos um vídeo, produzido pela Editora Planeta de Livros Brasil, de divulgação da obra de Rupi Kaur, o qual circulou na Internet no Dia Internacional da Mulher como uma homenagem às mulheres pelo seu dia. Pretendemos refletir sobre os deslocamentos que o vídeo produz ao trazer os poemas de Rupi Kaur declamados por atrizes globais. Na obra de Kaur, temos a denúncia, o assédio, a violência, a resistência como significantes que dizem acerca da mulher. Já, no vídeo, esses são deslocados e se sustenta a necessidade de homenagear a mulher, seja com flores ou com poesia, pelo seu dia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dantielli Assumpção Garcia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Licenciatura em Letras: Português/Espanhol pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestrado em Estudos Linguísticos (2008) e doutorado em Estudos Linguísticos também pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Realizou uma pesquisa de Pós-Doutorado (A Marcha das Vadias nas redes sociais: efeitos de feminismo e mulher, Apoio Fapesp) na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP) sob a supervisão da Profa. Dra. Lucília Maria Abrahão e Sousa (2013-2015). Atualmente, realiza junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná uma pesquisa de Pós-Doutorado ("A manualização do saber linguístico e a constituição de uma linguagem não sexista") com apoio CAPES sob a orientação do Prof. Dr. Alexandre Sebastião Ferrari Soares. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso, História das ideias Linguísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: gramatização, arquivos, Institutos Históricos e Geográficos, análise do discurso urbano, redes sociais, feminismo, cibermilitância.

Maria Beatriz Ribeiro Prandi, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto /USP

Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP). Membro do E-L@DIS – Laboratório discursivo, sujeitos e sentidos em movimento (FAPESP).

Melissa Frangella Lozano, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto /USP

Psicóloga. Pesquisadora do E-L@DIS – Laboratório discursivo, sujeitos e sentidos em movimento (FAPESP).

Lucília Maria Abrahão e Sousa, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto /USP

Livre-Docente em Ciências da Informação e da Documentação. Profa. do Curso de Graduação em Ciências da Informação e da Documentação e Programa de Pós-Graduação em Psicologia, ambos pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Coordenadora do E-L@DIS – Laboratório discursivo, sujeitos e sentidos em movimento (FAPESP) e do Grupo de Pesquisa “Discurso e memória: nos movimentos do sujeito”.

Publicado

2018-01-12

Cómo citar

GARCIA, D. A.; PRANDI, M. B. R.; LOZANO, M. F.; SOUSA, L. M. A. e. Sem “leveza na língua”, a voz poética de Kaur: da denúncia à homenagem. Revista Ártemis, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 83–90, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2017v24n1.35292. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/artemis/article/view/35292. Acesso em: 24 dic. 2024.